Hoje nas notícias: Descentralização, banca e juros

  • ECO
  • 26 Setembro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Autarcas do Porto e de Oeiras defendem suspensão do processo de descentralização de competências da administração central para os municípios. Banco de Portugal vai realizar novas auditorias especiais às instituições financeiras que operam em território nacional para verificar o cumprimento das regras de reporte de informação ao supervisor. Conheça estas e outras notícias em destaque esta segunda-feira.

Moreira e Isaltino querem suspender descentralização

Os presidentes das câmaras do Porto e de Oeiras defendem a suspensão da descentralização de competências da administração central para as autarquias, sugerindo que durante a pausa se faça uma auditoria aos equipamentos que o Governo quer transferir para os municípios. Apesar de ambos os autarcas estarem em sintonia quanto à suspensão do processo, propõem durações diferentes para a mesma: Rui Moreira, o principal rosto da contestação a esta reforma – que culminou com a saída do Porto da ANMP -, aponta para uma interrupção de três meses, enquanto Isaltino Morais fala numa paragem de um ano.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Centeno aperta o cerco a bancos com novas inspeções

Os bancos com presença em território nacional vão ser sujeitos a inspeções por parte do Banco de Portugal (BdP). O processo deverá avançar até ao final de 2023 e tem por objetivo verificar se as instituições financeiras cumprem as regras de reporte de informação ao supervisor, revelou fonte oficial do banco central ao Negócios. Numa fase inicial, o programa de auditorias especiais independentes, que foi anunciado num seminário para instituições bancárias organizado pelo BdP, irá abranger apenas os principais grupos bancários.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (ligação indisponível).

Subida dos juros pode reduzir novos empréstimos à habitação em 30%

A subida das taxas Euribor nas últimas semanas também pode ter consequências sobre os novos empréstimos à habitação. Com a subida das taxas, encolhe o montante que os bancos podem emprestar devido às regras mais exigentes no cálculo da taxa de esforço. Esta situação faz, assim, diminuir o montante de novos empréstimos, uma redução que pode atingir cerca de 30% já no próximo mês.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Venda do EuroBic nas mãos da PGR de Angola

A Procuradoria-Geral da República (PGR) de Angola terá de dar luz verde à venda do EuroBic ao Abanca, devido a dívidas de empresas de Isabel dos Santos, maior acionista da instituição financeira, naquele país. O pagamento dessas dívidas tem de ser solucionado para avançar a transação, sendo que as participações da empresária estão arrestadas por decisão da PGR angolana.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Desempregados sobem no verão em 100 concelhos do Norte e Centro

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) no final de agosto aumentou em 100 municípios do Norte e do Centro face ao final do mês de junho. Ao contrário do que aconteceu há um ano, o aumento do turismo e a falta de mão de obra em diversos setores acabaram por não contribuir significativamente para a sazonalidade do trabalho na maioria destes concelhos.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Descentralização, banca e juros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião