Juros da dívida sobem na Europa após eleição de Meloni. Taxa portuguesa a dez anos toca máximo de 2017

  • Lusa e ECO
  • 26 Setembro 2022

Taxas a dez anos sobem de forma generalizada, com a yield italiana a tocar 4,4%, com um spread maior face às bunds alemãs. Juro a dez anos em Portugal atinge máximo de 2017.

Os juros da dívida soberana europeia sobem de forma generalizada esta segunda-feira. Após as eleições deste domingo, a taxa a dez anos em Itália subiu para 4,4%, com um prémio de risco de até 230 pontos base face às bunds alemãs.

Juros da dívida italiana a dez anos em máximos de 2013

Fonte: Refinitiv

De acordo com a agência Efe, às 8h15, os juros da dívida alemã a dez anos, considerada a mais segura da Europa, também subia mais de quatro pontos base, para 2,087%. Em Espanha, a taxa de referência está a negociar em alta, nos 3,2%, em comparação com os 3,07% em que fechou na sexta-feira. Na Grécia, avança para 4,57%.

Enquanto isso, os juros da dívida portuguesa estavam a subir a dois, a cinco e a dez anos face a sexta-feira, para máximos de mais de cinco anos. A taxa a dez anos avançava para 3,105%, um máximo desde agosto de 2017, contra 3,062% na sexta-feira

Juros da dívida portuguesa a dez anos em máximos de 2017

Fonte: Refinitiv

A cinco anos, os juros também subiam, para 2,578%, um máximo desde fevereiro de 2016, contra 2,522% na sexta-feira. No mesmo sentido, os juros a dois anos avançavam, para 2,012%, um máximo desde fevereiro de 2014, contra 1,939% na sessão anterior.

Meloni agita mercados

Depois das eleições gerais em Itália no domingo, que terão dado a vitória à candidata da extrema-direita Giorgia Meloni, os investidores estão a exigir uma rentabilidade mais elevada para deter títulos de dívida pública europeus.

A coligação de direita, formada pelos Irmãos da Itália (FdI), pela Liga e pela Força Itália (FI), venceu as eleições, com 44,1% dos votos, segundo resultados parciais. Uma vez que o FdI, de Giorgia Meloni, foi o partido mais votado do país, com 26,2% dos votos, esta ficará encarregada de formar o Governo.

A presidente do partido Irmãos de Itália (FdI) declarou de madrugada vitória nas eleições legislativas de domingo em Itália, reivindicando a liderança do próximo Governo.

No primeiro discurso após a votação, Meloni garantiu que o partido irá governar “para todos” e “para que os italianos se possam orgulhar de ser italianos”. “Os italianos enviaram uma mensagem clara de apoio a um governo de direita liderado” pelo FdI, disse Meloni, que deverá tornar-se a primeira mulher a liderar o executivo de Itália, à imprensa na capital, Roma.

(Notícia atualizada às 9h20 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juros da dívida sobem na Europa após eleição de Meloni. Taxa portuguesa a dez anos toca máximo de 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião