RandTech: “as insurtech são o próprio futuro”

  • Diana Rodrigues
  • 29 Setembro 2022

A RandTech Computing é uma empresa portuguesa que cria soluções tech para o setor dos seguros. Confiam nos seus produtos para alimentar esta fase em que se focam na expansão.

A RandTechComputing é uma empresa portuguesa, especializada no setor das novas tecnologias, e orientada para o setor dos seguros.

A liderança da RandTech Computing: Jorge Oliveira, Business Manager; Rui Teixeira, Chief Technology Officer e Vítor Amorim, Chief Research Officer.

Fundada em 2015, no Porto, e bem representada no mercado angolano, garante que a sua estratégia de internacionalização, em 2023, envolve a expansão da oferta no mercado de seguros ibérico.

A insurtech nacional acredita nos seus produtos de gestão ERP Anywhere+ e no portal que está a desenvolver, Anywhere+ Broker, destinado à mediação e corretagem. Acreditam também que as Insurtech são o futuro. Explicaram porquê a ECOSeguros.

Quais são os objetivos de crescimento para 2022?

Graças à nossa plataforma ERP Anywhere+, esperamos ainda este ano angariar mais 2 clientes, consolidando o aumento do portfólio de 8 clientes para 12, desde o início de 2022. Prevemos ainda lançar muito em breve o ERP Anywhere+ Broker, orientado à mediação e à corretagem. Estimamos fechar o ano com um crescimento de 15%, em relação ao ano anterior.
Mas estamos já de olhos postos em 2023, onde prevemos alcançar os nossos primeiros parceiros em Portugal e em Espanha, como estratégia de expansão e internacionalização.

O facto de serem sediados no Porto é uma vantagem ou um inconveniente?

É uma vantagem, tendo em conta os nossos atuais objetivos. Apesar da grande representatividade em Angola, o nosso foco sempre foi Portugal e a restante Europa. Agora que temos uma oferta robusta e escalável, sentimos que é o momento para apostar nestes mercados. Tal como em Lisboa, o Porto também tem registado um incremento de empresas de IT e Finanças que potenciam muito o know-how de que a RandTech precisa. O escritório encontra-se localizado no centro, o que é um atrativo para os colaboradores. E estamos próximos, não apenas dos centros de decisão das seguradoras em Lisboa, como também das grandes metrópoles da Europa, através de curtas ligações aéreas.

Como veem o futuro do setor das Insurtech?

As Insurtechs são o próprio futuro. Apesar de estarmos a falar de um setor extremamente regulamentado e conservador, acreditamos que as software houses estão a promover soluções cada vez mais ágeis, robustas e seguras, e isso é algo que o mercado reconhece cada vez mais. Sem falar nas vantagens claras em transformar digitalmente estes negócios, tanto para os executivos como para os próprios clientes de seguros.

Como são geridas as relações com as seguradoras?

Muitas vezes são as seguradoras que nos procuram graças às recomendações de utilizadores do Anywhere+.
Desde o primeiro contacto, damos total apoio ao cliente, não apenas em questões de desenvolvimento e implementação de software, como também em questões de migração de dados, formação e consultoria. É porque conhecemos as necessidades de cada um deles que conseguimos responder eficientemente às suas solicitações. Têm um acompanhamento em permanência, através de vários canais, e contam com um atendimento personalizado e transparente. É este o tratamento que nos permite manter os nossos
clientes fiéis e satisfeitos. Seguimos a mesma lógica com os nossos parceiros.

Qual considera ser a vossa principal vantagem competitiva?

Ao nível do produto a nossa vantagem foca-se, essencialmente, na simplicidade e usabilidade,
graças ao layout modular e responsivo, à facilidade de extração / importação de dados e à adaptação
de workflow. O Anywhere+ caracteriza-se também pela integração dos vários processos de negócio
na mesma plataforma. Relativamente ao capital humano, promovemos a partilha do conhecimento, o constante desafio em superar as dificuldades e o respeito pelo colaborador como pessoa.

Que objetivos tem para a RandTech?

Expandir o modelo de negócio para outros países. Apoiada em parcerias regionais, a RandTech pretende alargar o seu raio de ação, mantendo a estratégia de elevados padrões de desenvolvimento de software e um serviço personalizado, de acordo com a realidade de cada mercado.

Como é que a vossa empresa está a lidar com a incerteza externa e interna? Os medos da guerra e a subida da inflação assustam?

A RandTech não é insensível aos desafios e receios que a humanidade tem vindo a sentir nos últimos anos. Perante isso, encaramos as “tempestades” como oportunidades para demonstrar que estamos juntos nos bons e maus momentos, quer com os clientes, quer com os colaboradores. Criámos a sucursal da RandTech em Angola, reforçámos o quadro de colaboradores de 13 para 18, incrementamos a massa salarial acima da inflação, implementámos a semana de 4 dias com enorme sucesso e, com isso, fortalecemos o espírito e a motivação para os desafios emergentes.

Como se faz a governança da RandTech?

A RandTech é liderada por Rui Teixeira, Chief Technology Officer; Jorge Oliveira, Business Manager e Vitor Amorim, Chief Research Officer. Já com larga experiência na área dos seguros, desempenharam já funções em seguradoras e/ou insurtechs de grande dimensão. Fazem parte de uma equipa com 18 colaboradores, dos quais 11 estão ligados à área de TI e Development, enquanto os restantes 7 estão ligados à área de suporte ao cliente. Alguns elementos têm competências para contribuir noutras áreas, tais como Contabilidade e Finanças, I&D, Design e Marketing.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

RandTech: “as insurtech são o próprio futuro”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião