5 coisas que vão marcar o dia

UE aprova taxa sobre lucros extraordinários na energia. Eurostat e INE atualizam evolução da inflação em setembro. Membro do BCE discursa sobre combate à escalada dos preços.

Ministros da Energia da União Europeia (UE) aprovam taxa sobre lucros extraordinários na energia. António Costa desloca-se a Espanha para Cimeira sobre o Mediterrâneo. Eurostat e Instituto Nacional de Estatísticas (INE) atualizam evolução da taxa de inflação em setembro e Isabel Schnabel, membro da comissão executiva do Banco Central Europeu (BCE), discursa sobre o combate à escalada dos preços.

UE aprova taxa sobre lucros extraordinários na energia

Os ministros da energia da UE vão reunir-se esta sexta-feira para chegarem a acordo sobre as medidas de emergência para combater os preços altos da energia. Em cima da mesa estão propostas avançadas pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, como a criação de um imposto sobre os lucros extraordinários das empresas fósseis e a implementação de um teto sobre as receitas inesperadas dos produtores de energia renovável. De acordo com a Reuters, contudo, as medidas discutidas deverão ser versões alteradas daquelas apresentadas pela presidente da Comissão. Fora do pacote de emergência, espera-se que os ministros procurem um alinhamento quanto à hipótese de se imporem limites aos preços do gás natural, um assunto em relação ao qual a Comissão Europeia deverá partilhar mais detalhes na próxima semana.

Inflação atinge máximos na Zona Euro?

O Eurostat divulga uma bateria de indicadores, incluindo a estimativa rápida da taxa de inflação na Zona Euro em setembro. Em agosto, os preços subiram 9,1%. Os analistas acreditam que a taxa vai manter-se em níveis elevados, numa altura em que há quem defenda dentro do BCE que os juros devam subir mais 75 pontos base para travar as pressões inflacionistas.

Turismo, comércio e inflação em Portugal

Por cá, o INE também apresentar vários dados económicos: inflação (estimativa rápida para setembro), perspetivas de exportação de bens e atividade turística (estimativa rápida para agosto).

Costa vai a Espanha para debate sobre o Mediterrâneo

O primeiro-ministro desloca-se a Alicante para participar na Cimeira dos Países do Sul da UE, que reúne nove países do Mediterrâneo e do Sul da Europa. O encontro terminará com um jantar de trabalho subordinado ao tema “o Mediterrâneo no futuro da Europa”, estando em discussão temas como o Mediterrâneo Oriental, Vizinhança Sul e alterações climáticas.

Schnabel em Pontevedra

Membro da comissão executiva do BCE, Isabel Schnabel, estará em Pontevedra, Espanha, onde falará sobre o combate à elevada inflação na Zona Euro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião