Portugueses chumbam pacote de apoio às famílias

  • ECO
  • 30 Setembro 2022

Quase 70% dos portugueses das faixas etárias mais velhas estão insatisfeitos com as medidas apresentadas pelo Governo. Dois terços dos inquiridos trocavam apoio monetário por dedução no IRS

A maioria dos portugueses avalia de forma negativa o pacote de apoio às famílias para combater a inflação. De acordo com uma uma sondagem da Aximage para o Diário de Notícias (acesso livre), a medida mais criticada é o adiantamento de meia pensão a ser pago já em outubro, por não ser tido em conta na atualização futura das pensões à taxa da inflação como prevê a lei: 61% chumbam a solução do Governo.

Para dois terços dos portugueses (67%), era preferível uma redução das taxas de IRS em vez do apoio monetário de 125 euros que será pago uma única vez, em outubro, aos trabalhadores que ganham até 2.700 euros brutos por mês e dos 50 euros que serão pagos por filho.

Analisando os resultados por faixa etária, são os dois escalões mais velhos (55 a 64 anos, que estão a chegar à idade da reforma; e 65 ou mais anos, que já lá estão) os mais insatisfeitos com as medidas apresentadas pelo Governo, com a avaliação negativa a aproximar-se dos 70%. Além disso, 45% dos inquiridos considera que o apoio do Executivo é inferior ao esperado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugueses chumbam pacote de apoio às famílias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião