5 coisas que vão marcar o dia

O dia será marcado pela divulgação de dados sobre as taxas de juro, bem como sobre fluxos no mercado laboral. Há ainda reunião do Conselho dos Assuntos Económicos e Financeiros da UE.

Serão conhecidos vários dados económicos esta terça-feira, nomeadamente os juros aplicados a novas operações e montantes dos empréstimos e depósitos, bem como estatísticas sobre os fluxos no mercado laboral da União Europeia. No Parlamento, o Tribunal de Contas vai entregar o parecer sobre a Conta Geral de Estado de 2021, enquanto em Bruxelas os ministros das Finanças da UE reúnem para discutir temas como os preços da energia.

BdP divulga taxas de juro de novas operações de empréstimos e depósito

O Banco de Portugal (BdP) divulga esta terça-feira os números de agosto relativos às taxas de juro de novas operações e empréstimos e depósitos. Para estas estatísticas são consideradas as operações entre os bancos residentes em Portugal e os particulares e empresas residentes na área do euro. Em julho, os bancos concederam 1.963 milhões de euros de novos empréstimos aos particulares, menos 138 milhões de euros do que em junho, segundo o BdP.

Como está a mexer o mercado laboral na UE?

O Eurostat divulga esta terça-feira os dados sobre os fluxos do mercado laboral no segundo trimestre de 2022. As últimas estatísticas mostraram que entre as pessoas na União Europeia (UE) que estavam desempregadas no quarto trimestre de 2021, 51,3 % (7,2 milhões de pessoas) permaneceram desempregadas no primeiro trimestre de 2022, enquanto 25,2 % (3,6 milhões) entraram no mercado de trabalho e 23,6 % (3,3 milhões) deixaram a força de trabalho.

TdC entrega parecer sobre Conta Geral do Estado de 2021

O presidente do Tribunal de Contas, José Tavares, a juíza conselheira Ana Furtado e o Diretor-Geral, Fernando Silva vão entregar o parecer sobre a Conta Geral do Estado de 2021 ao presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva. É a primeira vez que o parecer fica disponível antes da entrega da proposta do Orçamento do Estado para 2023, ao abrigo da Lei de Enquadramento Orçamental de 2015.

Conferência anual da CMVM

Esta terça-feira decorre a conferência anual da Comissão de Valores Mobiliários (CMVM), cujo objetivo é promover a discussão em torno das oportunidades do mercado de capitais, enquanto canal de investimento e de poupança. Sob o mote “A Poupança no mercado de capitais: Investir num futuro sustentável”, a conferência vai contar com várias personalidades do setor financeiro, como o secretário de Estado do Tesouro, João Nuno Mendes, Paula Carvalho, economista-chefe do BPI, bem como com o antigo ministro da Economia Pedro Siza Vieira.

Ministros das Finanças da UE discutem preços da energia

Os ministros das Finanças da UE vão reunir-se esta terça-feira, em Bruxelas. Na ordem de trabalhos estará a discussão dos preços elevados da energia e da proposta de regulamento do programa RePowerEU. Além disso, será apresentado o relatório de revisão sobre a execução do Mecanismo de Recuperação e Resiliência.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião