Aeroportos nacionais ainda não ultrapassaram níveis pré-pandemia

Em agosto, os aeroportos nacionais receberam 6,3 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 63,1% face a igual período de 2021, mas estando ainda 1,9% abaixo dos valores pré-pandemia.

Em agosto, os aeroportos nacionais receberam 6,3 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 63,1% face a igual período de 2021, mas ainda estão 1,9% abaixo dos valores pré-pandemia.

Naquele que é considerado um dos meses mais fortes do verão, entraram nos aeroportos nacionais 6,3 milhões de passageiros e 19,1 mil toneladas de carga e correio, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), “correspondendo a variações homólogas de +63,1% e +18,6%, respetivamente”.

Em agosto, aterraram nos aeroportos portugueses 22,9 mil aeronaves comerciais, menos 1,4% face a igual período de 2019. Em média, em agosto desembarcaram 99,4 mil passageiros por dia nos aeroportos portugueses (contra 104,3 mil em julho) “aproximando-se do valor observado em agosto de 2019 (101,3 mil)”.

Apesar de se aproximar, o nível de passageiros está ainda abaixo do pré-pandemia, comparando com agosto de 2019, o movimento de passageiros diminuiu 1,9%. Em contrapartida, o “movimento de carga e correio aumentou 12,5%”.

Número de passageiros triplica entre janeiro e agosto face ao ano passado

Já no que toca ao acumulado do ano, isto é, entre janeiro e agosto, o número de passageiros recebidos pelos aeroportos nacionais triplicou face ao período homólogo (+203,3%), mas ainda está 9,3% abaixo face a igual período de 2019.

Entre os aeroportos nacionais, o aeroporto Humberto Delgado recebeu quase metade (48,8%) chegados em território nacional no acumulado do ano, tendo recebido 18 milhões de pessoas e o que representa “um crescimento de 229,7% comparando com igual período de 2021 (-13,6% face ao mesmo período de 2019)”.

“Considerando os três aeroportos com maior tráfego anual de passageiros, Faro registou o maior crescimento face a 2021 (+272,9%) e Porto registou a maior aproximação aos níveis de 2019 (-6,8%)”, acrescenta ainda o INE.

No que toca aos países que operam para Portugal no acumulado do ano, “o Reino Unido foi o principal país de origem e de destino dos voos, com crescimentos de 416,4% no número de passageiros desembarcados e 450,8% no número de passageiros embarcados”, sublinha ainda o gabinete de estatísticas. No entanto, o INE justifica este disparo com o facto de o corredor aéreo entre Portugal e o Reino Unido ter estado encerrado durante o período em análise.

Segue-se França, “com aumentos de 143,6% nos passageiros desembarcados e 150,9% nos passageiros embarcados, face ao mesmo período de 2021” e Espanha.

(Notícia atualizada pela última vez às 12h01)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Aeroportos nacionais ainda não ultrapassaram níveis pré-pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião