Hoje nas notícias: semana de quatro dias, crédito à habitação e pensões

  • ECO
  • 17 Outubro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Governo está a estudar desenvolver um projeto-piloto da semana de quatro dias de trabalho na Função Pública. A subida das taxas de juro está a provocar uma corrida às amortizações dos créditos à habitação. A marcar o dia está ainda a notícia de que a desvalorização da dívida pública e das ações ameaça as metas do Executivo para o Fundo de Estabilização. Conheça estas e outras notícias em destaque esta segunda-feira.

Administração Pública quer experimentar semana de quatro dias

O Governo está a estudar desenvolver um projeto-piloto da semana de quatro dias de trabalho na Administração Pública, à semelhança do que vai ser feito no setor privado. “A nossa ambição é, a par do que vai acontecer no setor privado, também fazer um trabalho na AP com algumas diferenças, porque temos muitos serviços que não são compatíveis com esse tipo de organização do tempo de trabalho”, sinalizou a ministra da Presidência, em entrevista ao Público. Mariana Vieira da Silva garante ainda que há instituições públicas que querem experimentar esta possibilidade.

Leia a entrevista completa no Público (acesso condicionado)

Portugueses estão a amortizar mais os créditos à habitação

A subida das taxas de juro está a provocar uma corrida às amortizações dos créditos à habitação. No ano passado, os portugueses amortizaram mais de 5,7 mil milhões de euros de créditos à habitação, o que representa um aumento de 30% face a igual período de 2020 e de 19% face a 2019. Nuno Rico, economista da Deco Proteste, explica que esta situação se deve a alguma liquidez gerada pelas famílias na pandemia, somada à previsível subida das taxas de juro.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso condicionado)

‘Almofada’ das pensões está 12% abaixo do valor de 2021

Nos primeiros nove meses do ano, o valor do Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social ficou cerca de 12% abaixo do registado no período homólogo de 2021, para 21,7 mil milhões de euros. No Orçamento do Estado para 2023, o Governo conta que a ‘almofada’ das pensões atinja 26,5 mil milhões de euros, cobrindo mais de ano e meio em pensões. Para tal acontecer, será necessária a transferência de saldos e receitas adicionais e uma valorização dos ativos de 4%.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Pandemia aumentou números de pobres pela primeira vez desde 2014

Em 2020, o número de pessoas em risco de pobreza ou de exclusão social aumentou 12,5% face a 2019. O ano da chegada Covid-19 marcou o primeiro ano desde 2014 em que cresceu o número de desfavorecidos cresceu, segundo os dados da Pordata para o Dia Internacional da Pobreza. Em relação aos 27 países da União Europeia, Portugal é o segundo em que há mais pessoas a viverem em más condições materiais, isto é, em alojamentos com más condições.

Leia a notícia completa no Diário de Notícia (acesso pago)

Procura por elétricos e carros de luxo acima da média

O crescimento das vendas de carros elétricos e de luxo desde o início do ano está acima da média do mercado. A Maserati, por exemplo, conta com um aumento das vendas de 450% em relação ao início do ano, tendo comercializado 11 unidades. Na Bentley, o crescimento é de 125%. Nos veículos sem emissões, a Tesla cresce mais de 42%, tendo já matriculado 457 carros. Ao mesmo tempo, o mercado automóvel nos primeiros nove meses do ano está 1,1% abaixo dos números de 2021.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: semana de quatro dias, crédito à habitação e pensões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião