Inter de Milão procura novo dono para o clube italiano
A Suning, atual proprietária do clube italiano, pode assim tornar-se o mais recente grupo chinês a reduzir a sua presença no futebol europeu.
O Inter de Milão está à venda e já iniciou a procura de um novo dono. De acordo com o Financial Times (acesso livre), os bancos norte-americanos Raine Group, responsável pela venda do Chelsea FC este ano, e o Goldman Sachs estão a trabalhar no processo de venda do histórico clube italiano, cujo atual proprietário é a chinesa Suning.
A notícia surge na sequência de rumores de que a Suning, dona do Inter desde 2016, tem atravessado dificuldades financeiras devido à pandemia de Covid-19. A empresa tem acumulado dívidas a curto prazo, ficando exposta a um aperto das condições de crédito na economia chinesa.
Em fevereiro de 2021, a Suning procurou angariar novos financiamentos para colmatar a lacuna de financiamento no Inter causada pela pandemia, o que resultou num empréstimo de 275 milhões de dólares da Oaktree Capital.
Ainda em julho desse ano, a própria empresa foi resgatada pelo Governo local e pelo acionista Alibaba, gigante chinesa do comércio eletrónico, num resgate que chegou aos 1,4 mil milhões de dólares. Este cenário aumentou a especulação sobre a probabilidade de manter a propriedade do clube italiano, culminando com o regresso do Inter ao mercado obrigacionista em janeiro deste ano.
No mês passado, a direção do Inter divulgou as contas do clube, apresentando um aumento das receitas para 440 milhões de euros e uma perda de 140 milhões de euros para o exercício financeiro da época de 2021/2022. Aí, o clube disse que o acionista maioritário “tinha manifestado formalmente o seu compromisso de apoiar o grupo, assegurando o apoio patrimonial”.
O Inter de Milão é dirigido pelo presidente Steven Zhang, filho de Zhang Jindong, fundador da Suning, que pagou 270 milhões de euros por uma participação maioritária no clube em 2016.
Agora, de acordo com uma fonte próxima da equipa italiana, a empresa chinesa está pronta para injetar capital por tranches no valor total de 100 milhões de euros ainda este ano. A mesma fonte, citada pelo jornal britânico, afirmou ainda que a Suning está aberta a novos parceiros e consideraria a venda de uma participação minoritária.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Inter de Milão procura novo dono para o clube italiano
{{ noCommentsLabel }}