Centros comerciais da Sonae Sierra vão apagar luzes de Natal durante o dia

No âmbito do plano de poupança energético, o Colombo e o NorteShopping anunciam que vão desligar as luzes de Natal durante o horário diurno até às 18 horas.

Os centros comerciais da Sonae Sierra vão apagar as luzes das decorações de Natal durante o dia, como parte do plano de poupança energético que foi adotado por Portugal no final do mês de setembro.

Segundo o documento, a recomendação de limitar as iluminações da quadra natalícia apenas se aplicava à administração pública central e local, indicando que estas só devem estar acesas entre as 18h e a meia-noite no período de 6 de dezembro a 6 de janeiro. No entanto, o Colombo e o NorteShopping já adotaram essa recomendação como parte da campanha “Energia Positiva”.

“Durante a época natalícia, teremos algumas medidas no que respeita à iluminação — redução da quantidade de luzes decorativas, a totalidade de iluminação será de alta eficiência (LED) e manteremos as luzes apagadas durante o horário diurno até às 18:00”, informa o comunicado, dando conta que a estratégia de poupança de energia adotada pela Sonae Sierra já permitiu alcançar poupanças de energia na ordem dos 22%, face a 2019.

Entre as medidas tomadas nos últimos anos para aumentar a eficiência energética dos centros comerciais geridos, estão a instalação de iluminação de elevada eficiência; a otimização dos horários de funcionamento da iluminação e dos equipamentos; e a gestão eficaz dos sistemas de ar condicionado, através da maximização da ventilação natural e da reutilização de recursos já instalados. “Todas as medidas foram tomadas garantindo o conforto e a segurança de visitantes e lojistas”, frisa a empresa na nota enviada às redações.

A gigante refere, no entanto, que a adoção de uma estratégia de operação mais sustentável começou “há mais de duas décadas” o que permitiu chegar a “resultados muito positivos na sua gestão eficiente de recursos, assim como na evolução das condições de segurança e saúde, mantendo sempre a ambição de melhoria”.

Em todos os centros geridos pela Sierra, a otimização contínua de recursos é feita com o apoio de um sistema centralizado de gestão do edifício (BMS – Building Management System). Recorrendo a inteligência artificial, este sistema permite a operação automatizada e contínua dos sistemas e equipamentos – como iluminação, ar condicionado, ventilação, elevadores ou escada rolantes –, de acordo com os fatores e parâmetros previamente especificados pelas equipas. Esta é uma das ferramentas que permitiram que, só em 2021, a Sierra tenha evitado 12,3 milhões de euros em custos com energia devido à aplicação de medidas de ecoeficiência.

Desde 2002, o consumo de eletricidade dos centros geridos pela Sierra reduziu 66%. O consumo de água diminuiu 41% desde 2003 e a percentagem de água reciclada e reutilizada situa-se nos 6%. A empresa reduziu as suas emissões de CO2 em 84% desde 2005.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centros comerciais da Sonae Sierra vão apagar luzes de Natal durante o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião