Mercado de usados em Portugal segue em queda face a 2021

Venda de carros usados cai 16,3% no acumulado até ao final do terceiro trimestre, face a 2021. Recuo dos veículos a combustíveis fósseis lidera queda e stock disponível continua a não ser suficiente.

O mercado português de automóveis usados continua em queda, no que tem sido um ano marcado por dificuldades para o setor. As vendas online ao consumidor, acumuladas até ao final do terceiro trimestre, ficaram 16,3% abaixo do registado nos primeiros nove meses do ano anterior. Comparativamente ao período de janeiro a setembro de 2020, esta queda foi inferior em 1,8%.

Em termos mensais, o cenário não é diferente. Dados do mais recente relatório do Observatório INDICATA apontam para um recuo de 16,6% na venda de automóveis usados online em setembro. Já em termos homólogos, as vendas ficaram 18% abaixo do registado em setembro de 2021.

Os resultados revelam a continuação de uma tendência alimentada, principalmente, pelo recuo dos combustíveis fósseis. Enquanto a venda veículos a Diesel afundou 19% em setembro face ao mês anterior, esta queda foi de 23,9% em termos homólogos. No que diz respeito à venda de usados a gasolina, esta queda foi menos acentuada em termos mensais no mês de setembro, com uma queda de 13%. Contudo, mesmo em termos homólogos, a gasolina registou um recuo de 10,8%.

Na direção oposta segue a venda de híbridos, a aumentar 8,9% em termos homólogos, ainda que a cair 1% face a agosto. Já a venda de veículos elétricos a bateria (BEV – sigla inglesa) continua a ter o melhor desempenho, com uma subida de 21,1% em termos homólogos, ou 5% face a agosto.

O relatório ressalva, porém, que os níveis de stock no início de outubro caíram 4,1% face a agosto, ou 9,5% em termos homólogos, o que significa que encontrar veículos de qualidade continua a ser um problema. Tanto BEV como híbridos mantêm-se assim em alta procura, sem oferta suficiente para a suprimir.

As restrições no fornecimento de automóveis usados levam ainda o seu preço médio a manter uma trajetória de subida. Em termos mensais, o preço médio de um automóvel usado voltou a subir até outubro, sendo que o valor já aumentou mais de 7% desde o início do ano.

O relatório aponta ainda para um aumento de 14% na venda de automóveis usados jovens (com menos de um ano de idade), indiciando “alguma atividade tática apoiada pelos fabricantes”, ainda que este valor se mantenha 36% inferior aos níveis de setembro de 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mercado de usados em Portugal segue em queda face a 2021

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião