Liz Truss demite-se. É o mandato mais curto de sempre no Reino Unido

Primeira-ministra mantém-se em funções até que seja conhecido novo nome. Eleições internas no partido Conservador estão marcadas para a próxima semana.

Liz Truss demitiu-se do cargo de primeira-ministra do Reino Unido ao 45.º dia. É o mandato mais curto de sempre de um chefe de Governo no país. Truss ocupou o cargo durante apenas seis semanas – sucedendo a Boris Johnson – e anunciou a sua saída após uma declaração de apenas um minuto em frente à sua residência oficial, no número 10 de Downing Street, em Londres.

Não posso cumprir o mandato para a qual fui eleita“, declarou a agora primeira-ministra demissionária. Liz Truss tomou posse dia 6 de setembro de 2022, no dia seguinte após ter assumido a liderança do partido Conservador, que tinha vencido as eleições internas contra Rishi Sunak.

Apesar de muito curto, o mandato de Liz Truss teve impacto na economia britânica. A enfrentar uma taxa de inflação superior a 10%, a primeira-ministra tentou dar um choque: a 23 de setembro, o então ministro das Finanças, Kwasi Kwarteng, apresentou um mini-orçamento, a principal promessa que marcou a campanha de Truss junto dos conservadores.

Através de uma redução generalizada de impostos, no valor de 45 mil milhões de libras, o objetivo era dinamizar o crescimento económico, num cenário de crise energética e inflação elevada, sobretudo na sequência da guerra que assola o leste da Europa.

No entanto, a pressão sobre os mercados financeiros fez-se sentir imediatamente: o valor da libra caiu a pique, chegando a desvalorizar 5% face ao dólar entre a data de apresentação do “mini-orçamento” e 26 de setembro, dia em que registou a cotação mais baixa. Ao mesmo tempo, as taxas de juro da dívida dispararam e arrastaram com elas os juros dos empréstimos à habitação.

Kwasi Kwarteng foi demitido em 14 de outubro e foi substituído por Jeremy Hunt no mesmo dia. O novo ministro das Finanças reverteu praticamente todo o plano, dia 17 de outubro, numa tentativa de controlar o aumento da divida pública e recuperar a credibilidade do Governo. Para reduzir especulações “inúteis”, Hunt decidiu revelar mais mudanças ao “mini-orçamento” original antes da apresentação do plano orçamental de médio prazo, que acontece em 31 de outubro.

Em reação ao pedido de demissão da primeira-ministra, os juros associados à dívida britânica aliviavam para 3,853% no prazo a dez anos. E a libra recuperava terreno, ganhando 0,44% para 1,1263 dólares.

Liz Truss vai continuar em funções até que seja encontrado um novo chefe de Governo. Haverá uma nova eleição interna no partido Conservador na próxima semana. No entanto, os trabalhistas reclamam que sejam convocadas novas eleições gerais.

Até agora, o mandato mais curto de sempre de um chefe de Governo datava de 1827. George Canning ocupou o lugar durante apenas 119 dias, depois de ter morrido. Ainda assim, Liz Truss irá parar à história do Reino Unido como a última primeira-ministra empossada pela rainha Isabel II, que morreu em 8 de setembro.

(Notícia atualizada pela última vez às 14h07 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Liz Truss demite-se. É o mandato mais curto de sempre no Reino Unido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião