Um “mestre de várias gerações” e “pensador incomparável”. As reações à morte de Adriano Moreira

Do Governo aos líderes partidários, vários políticos reagiram à morte de Adriano Moreira. Destacam o seu pensamento sobre o país e o seu lugar no mundo e a dedicação à causa pública.

“Uma grande figura da democracia portuguesa”, que deixa um “legado riquíssimo de pensamento sobre valores e princípios sociais”, e um representante do “melhor do CDS”. São algumas das reações à morte de Adriano Moreira, muitas delas deixadas nas redes sociais, por figuras políticas que vão do Governo a dirigentes partidários.

“Adriano Moreira ficará como uma grande figura da democracia portuguesa, que o soube reconhecer e integrar. Foi a democracia que o fez deputado e líder partidário, e mestre de várias gerações. Por sua vez, ele ajudou a democracia a situar-se na continuidade histórica de Portugal”, destacou o presidente da Assembleia da República, Augusto Santo Silva, numa publicação no Twitter.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, destacou “a disponibilidade e abertura de espírito para pensar sobre o lugar de Portugal no mundo”.

 

O atual líder do CDS, partido a que Adriano Moreira presidiu, elogiou, em declarações à SIC, “uma referência maior do CDS e é uma personalidade fundamental do seculo XX português e até do século XXI”. “É alguém que não passou pelos lugares, mas que marcou e transformou cada parcela da dimensão a que foi chamado a representar. Foi assim no Estado Novo e foi assim no regime democrático. Foi assim na academia, nas universidades, com uma consideração muito grande dos seus pares e alunos”, destacou Nuno Melo. “Representa o melhor do CDS, mas é principalmente uma das figuras maiores de Portugal.”

Luís Montenegro, presidente do PSD, elogiou o “’grand seigneur’ da academia e da política portuguesa”. “Deixa-nos um legado riquíssimo de pensamento sobre valores e princípios sociais”, escreveu nas redes sociais.

André Ventura destacou Andriano Moreira como “um verdadeiro senador da política portuguesa e um pensador incomparável“. Esteve dos vários lados da barricada e a todos enriqueceu tanto. Vamos apresentar no Parlamento um voto de pesar”, escreveu o líder do Chega no Twitter.

Assunção Cristas, que também liderou os centristas, salientou “um testemunho de vida dificilmente igualável”. É o pesar que agora nos une, mas também o sentimento de inspiração e algum sentido de gratidão por uma vida longa, dedicada à causa pública”, enalteceu numa mensagem deixada na mesma rede social.

“Há, para mim, uma perspetiva muito clara dele. Qual o papel de Portugal na Europa e no mundo? E essa perspetiva vai para além dos apoios financeiros da Comissão Europeia. Ele tinha uma ideia de país no contexto da Europa e do mundo e dentro dessa ideia de país ele procurou sempre privilegiar o papel fundamental da língua portuguesa e da lusofonia”, afirmou Manuel Monteiro, também antigo presidente do CDS-PP, em declarações à SIC.

O antigo presidente do PSD, Rui Rio, destaca a “integridade, conhecimento e valia intelectual” que sempre o impressionaram. “Fui seu contemporâneo no Parlamento, e, mesmo havendo nessa altura personalidades de elevada qualidade e respeitabilidade na AR, ele sempre se distinguiu”, escreveu no Twitter.

Jurista, político e professor universitário, Adriano Moreira faleceu este domingo aos 100 anos, avança o Diário de Notícias. Inicialmente um opositor do Estado Novo, acabou por se aproximar de Salazar e tornar-se Ministro do Ultramar. Depois do 25 de abril, foi deputado, presidente do CDS e vice-presidente da Assembleia da República.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Um “mestre de várias gerações” e “pensador incomparável”. As reações à morte de Adriano Moreira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião