Stellaxius aposta no modelo remoto. Oferece voucher para teletrabalho

A empresa tornou-se remote-first ainda em 2020, depois dos períodos de confinamento. Agora, quer garantir que quem prefere trabalhar a partir de casa tem todas as condições necessárias para fazê-lo.

A Stellaxius decidiu oferecer a todos os colaboradores um voucher para a aquisição de materiais de escritório, com o objetivo de garantir que todos os que pretendem trabalhar a partir de casa têm as condições necessárias para o fazer, sem comprometer o seu bem-estar e a produtividade. A medida surge no seguimento da adoção da política remote-first por parte da empresa, desde 2020.

“A Stellaxius oferece a todos os colaboradores um voucher para a aquisição de materiais de escritório, visto que percebeu o quão importante era garantir que todos os colaboradores que pretendem trabalhar a partir de casa, tenham todas as condições necessárias para o fazer. O ‘Remote First Voucher’ é de atribuição única, e com a validade de um ano, que pode ser utilizado na aquisição de materiais de escritório”, detalha João Nuno Bento, managing partner e responsável pelos assuntos relacionados com os RH da empresa portuguesa de consultoria e implementação de soluções baseadas em tecnologia Salesforce, à Pessoas.

O voucher, cujo valor não foi revelado, tem sido visto de forma “positiva” pelos colaboradores, que o encaram como a “materialização da preocupação da empresa no que diz respeito ao bem-estar dos colaboradores”, diz o responsável. Além deste cheque, as pessoas dispõem de um segundo monitor e de um kit de onboarding com material para o trabalho.

Da mesma forma, a adoção de uma política remote-first “está a ser muito bem recebida”. “Este regime caracteriza-se por priorizar o trabalho remoto, sendo que a empresa disponibiliza também escritórios. São os colaboradores e as chefias que escolhem onde faz mais sentido trabalhar em cada momento. Este regime fornece uma maior liberdade, flexibilidade e autonomia, promovendo um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal”, explica João Nuno Bento.

Tendo em conta que o mercado de trabalho, sobretudo em tecnologia, é altamente concorrencial, a companhia acredita que ser uma empresa remote-first é uma vantagem competitiva. “Diferencia-nos das empresas com modelos híbridos, onde os colaboradores são obrigados a estar no escritório em dias marcados.”

A decisão de avançar para o modelo remoto surgiu ainda em 2020, depois dos longos períodos de confinamento. “Ficou evidente o facto de que a produtividade não depende de os colaboradores estarem, ou não, no escritório. Ficou claro para a Stellaxius de que este era o caminho a seguir, a exemplo das várias empresas internacionais do setor de IT e, principalmente, devido à opinião que nos chegava por parte das nossas pessoas acerca do que era melhor para elas e do que elas queriam”, recorda o responsável pelos assuntos de RH.

Dos guias práticos às atividades de well-being ou programas de formação. Como apoiar o modelo remoto?

Para apoiar o trabalho remoto, a consultora decidiu criar também o “Playbook”, um guia prático com orientações, dicas e o contacto das pessoas a quem devem recorrer em caso de dúvida.

Já na esfera do bem-estar mental, a Stellaxius possui um benefício mensal que pode ser utilizado para atividades ligadas ao well-being do colaborador.

“Lançamos um programa de formação em soft skills baseado nas necessidades das nossas pessoas, que advêm, em grande parte, do trabalho remoto, como é o caso da eficácia pessoal, da comunicação e da liderança de equipas remotas.”

Não é objetivo sermos uma empresa 100% remota. Por essa razão, procuramos promover vários eventos no escritório, que promovam a conexão dos colaboradores e a criação de relações de confiança e camaradagem.

João Nuno Bento

Managing partner e responsável pelos assuntos relacionados com os RH da Stellaxius

Apesar de promover o trabalho remoto, “a cultura e interação entre os colaboradores continua a ser bastante valorizada pela Stellaxius”. “Não é objetivo sermos uma empresa 100% remota. Por essa razão, procuramos promover vários eventos no escritório, que promovam a conexão dos colaboradores e a criação de relações de confiança e camaradagem.”

E, para apoiar essas idas ao escritório — “justamente porque queremos estar juntos em diversos momentos” — a empresa disponibiliza transporte e acomodação para as pessoas que moram nas diferentes zonas do país durante os eventos da empresa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Stellaxius aposta no modelo remoto. Oferece voucher para teletrabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião