80% dos contratos na Ericsson Portugal já preveem teletrabalho

Ericsson Portugal permitiu aos trabalhadores em funções compatíveis a escolha do regime de trabalho. Mais de 200, ou cerca de 80%, optaram por assinar acordos de teletrabalho com a empresa.

Cerca de 80% dos contratos na Ericsson Portugal já preveem o teletrabalho, abrangendo mais de duas centenas de pessoas, estando a maioria dos funcionários a trabalhar num regime híbrido, revelou a presidente executiva, Sofia Vaz Pires. A companhia sueca está “a considerar” o pagamento de um subsídio para cobrir as despesas dos trabalhadores em casa.

A empresa, que fabrica equipamentos para redes de telecomunicações, implementou a chamada “lei do teletrabalho” no início do ano, depois de as alterações à legislação laboral terem sido aprovadas pelo Parlamento e entrado em vigor em janeiro.

Neste contexto, durante o primeiro trimestre, a Ericsson “levantou junto dos colaboradores a possibilidade de requererem o regime de teletrabalho, total ou parcial, caso o tipo de atividade e a natureza da função assim o permitissem”, explicou fonte oficial. “Dos 250 colaboradores, mais de 200 já assinaram um acordo de teletrabalho (cerca de 80%)”, acrescentou. Acordos que entraram em vigor de imediato, após a assinatura.

A Ericsson emprega 250 pessoas em Portugal. Tem mais 100 trabalhadores “externalizados”, segundo dados facultados pelo grupo sueco.

Sofia Vaz Pires, CEO da Ericsson Portugal, em entrevista ao ECO - 22JUL22
Sofia Vaz Pires é líder da Ericsson Portugal desde julho de 2021Hugo Amaral/ECO

Ericsson”a considerar” subsídio para despesas em teletrabalho

“É bom ver que é essa a tendência e uma das coisas que vemos aqui é que o local de trabalho é um ponto de encontro”, disse Sofia Vaz Pires, em entrevista ao ECO/Pessoas. A empresa está “a considerar” o pagamento de um subsídio para cobrir as despesas dos trabalhadores em casa, disse a responsável, que não quis avançar qual é o valor.

“Vivemos numa pandemia, somos uma empresa tecnológica, somos flexíveis — sempre fomos — no sentido de dar sempre primazia ao lado pessoal da pessoa. Já fazia parte do ADN da Ericsson, da forma de trabalhar, ter um modelo flexível. Durante a pandemia estivemos em casa. Mas, mesmo agora, é bom ver que esse modelo, que já tínhamos antes, faz todo o sentido. Não há nenhum regime que obrigue as pessoas a estar ‘X’ dias no escritório”, continuou a executiva, que acaba de assinalar um ano no cargo.

Agora, com o 5G, estamos a ver um boom [fase especialmente favorável]. Temos de perceber como é que aterramos, para perceber em que áreas adicionais é que podemos investir.”

Sofia Vaz Pires

Presidente executiva da Ericsson Portugal

A gestora recordou que “o mercado das telecomunicações também tem sido muito estável” e garantiu que a empresa não avançou com despedimentos desde o início da guerra na Ucrânia. Questionada sobre se a empresa abrandou o ritmo de contratações, a CEO da Ericsson Portugal respondeu: Agora, com o 5G, estamos a ver um boom [fase especialmente favorável]. Temos de perceber como é que aterramos, para perceber em que áreas adicionais é que podemos investir.” Todavia, “isso é sempre positivo, estar nessa fase do mercado”, atirou.

Quanto a possíveis aumentos salariais para tentar compensar o aumento do custo de vida causado pela inflação, a Ericsson segue “um processo muito bem definido”, com “métricas e matrizes”, indicou Sofia Vaz Pires. E, comentando o apelo do primeiro-ministro a que o salário médio em Portugal suba 20% até 2026, a responsável disse: “Para ser possível, tem de haver todo um ecossistema favorável a investimento e inovação. Senão ficamos um bocado limitados.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

80% dos contratos na Ericsson Portugal já preveem teletrabalho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião