Airbus dá bónus de 1.500 euros aos trabalhadores para compensar subida da inflação

  • Lusa
  • 25 Outubro 2022

O objetivo é ajudar a compensar, no curto prazo, o efeito da inflação na perda de poder de compra dos trabalhadores.

A Airbus vai pagar em novembro um bónus aos funcionários em todo o mundo para compensar a subida da inflação, sendo o valor de 1.500 euros brutos na Alemanha, França, Espanha e Reino Unido, onde tem maior presença industrial.

Fontes do fabricante aeronáutico europeu avançaram esta terça-feira à agência espanhola EFE que o prémio será pago aos 120.000 funcionários da Airbus em todo o mundo, mas, nos restantes países, o valor não será o mesmo.

Segundo adiantaram, este valor será calculado em percentagem da base salarial média local, sendo também contemplados os jovens trabalhadores que alternam formação e estágio na empresa. O objetivo é ajudar a compensar, no curto prazo, o efeito da inflação na perda de poder de compra dos trabalhadores.

O prémio a atribuir não altera os processos de negociação salarial realizados em cada país. Em França, por exemplo, foi assinado em março passado um acordo que prevê um aumento de 6,8% para o conjunto dos anos 2022-2023 e que será revisto em março do próximo ano.

O custo da medida, cerca de 200 milhões de euros, será refletido nas contas da Airbus, que divulga na sexta-feira os resultados do terceiro trimestre.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Airbus dá bónus de 1.500 euros aos trabalhadores para compensar subida da inflação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião