Arábia Saudita lança fundo sustentável de 1.500 milhões de euros
A petrolífera estatal saudita Aramco pretende investir em tecnologias que suportem a sua ambição de até 2050 toda a sua operação ser neutra em carbono.
A maior petrolífera do mundo prepara-se para lançar um fundo sustentável de 1.500 milhões de euros, com o intuito de acelerar a transição energética das operações da empresa para que até 2050 as suas operações sejam neutras na produção de carbono.
Detida pelo governo da Arábia Saudita, a Aramco anunciou esta quarta-feira que o fundo irá investir em empresas de todo o mundo que se foquem no desenvolvimento de tecnologias que promovam a captura e o armazenamento de carbono, a emissão de gases com efeito de estufa, a eficiência energética e promovam soluções climáticas com base em meios naturais.
De acordo com a Reuters, numa fase inicial, o fundo da Saudi Aramco irá focar-se na sustentabilidade digital, na indústria do hidrogénio, do amoníaco e dos combustíveis sintéticos.
“O atual plano de transição tem falhas. Não está a dar resultados. O que precisamos é de um plano de transição ótimo e realista”, referiu Amin Nasser, CEO da Aramco, no fórum de negócios “Future Investment Iniciative” onde anunciou o novo fundo gerido pela Aramco Ventures.
A Arábia Saudita e outros países árabes do Golfo têm vindo a reforçar os seus investimentos em energias verdes. No ano passado, o reino da Arábia Saudita estabeleceu como meta 2060 como o ano que pretende atingir emissões líquidas nulas de gases com efeito de estufa, na sua maioria produzidos pela queima de combustíveis fósseis.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Arábia Saudita lança fundo sustentável de 1.500 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}