Arábia Saudita lança fundo sustentável de 1.500 milhões de euros

  • ECO
  • 26 Outubro 2022

A petrolífera estatal saudita Aramco pretende investir em tecnologias que suportem a sua ambição de até 2050 toda a sua operação ser neutra em carbono.

A maior petrolífera do mundo prepara-se para lançar um fundo sustentável de 1.500 milhões de euros, com o intuito de acelerar a transição energética das operações da empresa para que até 2050 as suas operações sejam neutras na produção de carbono.

Detida pelo governo da Arábia Saudita, a Aramco anunciou esta quarta-feira que o fundo irá investir em empresas de todo o mundo que se foquem no desenvolvimento de tecnologias que promovam a captura e o armazenamento de carbono, a emissão de gases com efeito de estufa, a eficiência energética e promovam soluções climáticas com base em meios naturais.

De acordo com a Reuters, numa fase inicial, o fundo da Saudi Aramco irá focar-se na sustentabilidade digital, na indústria do hidrogénio, do amoníaco e dos combustíveis sintéticos.

“O atual plano de transição tem falhas. Não está a dar resultados. O que precisamos é de um plano de transição ótimo e realista”, referiu Amin Nasser, CEO da Aramco, no fórum de negócios “Future Investment Iniciative” onde anunciou o novo fundo gerido pela Aramco Ventures.

A Arábia Saudita e outros países árabes do Golfo têm vindo a reforçar os seus investimentos em energias verdes. No ano passado, o reino da Arábia Saudita estabeleceu como meta 2060 como o ano que pretende atingir emissões líquidas nulas de gases com efeito de estufa, na sua maioria produzidos pela queima de combustíveis fósseis.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Arábia Saudita lança fundo sustentável de 1.500 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião