Costa Silva na Web Summit: Há 90 milhões para apoiar três mil startups

Ministro da Economia usa palco principal da Web Summit para anunciar o arranque dos vouchers digitais para apoiar novos negócios tecnológicos nos próximos quatro anos.

Há 90 milhões de euros a caminho para apoiar um total de três mil startups nos próximos quatro anos. O anúncio foi do ministro da Economia, António Costa Silva, esta terça-feira na cerimónia de abertura da Web Summit, e confirmou uma notícia já avançada pelo ECO. “Nos próximos dias vamos lançar um financiamento de 90 milhões de euros para vouchers digitais e ajudar 3 mil startups nos próximos quatro anos”, referiu o ministro da Economia no palco principal da cimeira, no Altice Arena. O financiamento desta medida está previsto no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Com o anúncio da abertura das candidaturas previsto para os “próximos dias”, o Governo prepara-se para avançar a medida, que irá ser executada pela Startup Portugal.

“Temos a responsabilidade de fazer a gestão de fundos significativos do PRR: 125 milhões de euros de fundos no âmbito da medida C16, que visa apoiar o ecossistema empreendedor. Desses vamos ter 90 milhões dedicados especificamente às startups, em vouchers green e digital. São destinados a empresas que desenvolvem modelos de negócio digitais e que tenham sustentabilidade e o lado ‘verde’ também presente no seu modelo de negócio. Vinte milhões de euros vão ser destinados às incubadoras em vales para upskill, para essas incubadoras se profissionalizarem, reforçarem os seus recursos, o seu talento, conseguirem prestar o melhor serviço, desempenhar melhor a sua função do que até aqui”, adiantou o diretor executivo, António Dias Martins, em agosto em entrevista ao ECO.

Numa intervenção em que convidou os estrangeiros a mudarem-se para Portugal, o ministro recordou que o país está a preparar uma nova lei das startups, “uma das mais agressivas da Europa”, e que vai incluir medidas para incentivar que os trabalhadores possam ter ações da empresa em que trabalhar.

Costa Silva considerou ainda que o país e a Web Summit têm uma “casamento bem sucedido” e que a procura de novas soluções energéticas é um dos maiores desafios para os próximos anos.

Moedas desafia o impossível

A assistir no palco ao discurso de António Costa e Silva esteve o presidente da câmara de Lisboa. Carlos Moedas fez a apresentação internacional do projeto Unicorn Factory Lisboa, com a qual pretende apoiar 20 ideias por ano, num investimento de oito milhões de euros em parceria com entidades privadas.

O discurso também serviu para o presidente da câmara falar em Lisboa numa cidade onde “o impossível transforma-se no possível”, numa referência ao projeto fábrica de unicórnios, instalado no Hub Criativo do Beato. Carlos Moedas deixou também um convite para os fundadores de empresas mudarem-se para a capital.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Costa Silva na Web Summit: Há 90 milhões para apoiar três mil startups

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião