Hoje nas notícias: travão nas rendas, Indaqua e Banco CTT
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
O travão imposto pelo Governo ao aumento das rendas está a provocar uma aceleração dos despejos. A Indaqua deverá ser colocada à venda, mais de dois anos depois da aquisição pelo fundo Antin. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta sexta-feira.
Travão nas rendas gera vaga de despejos
O ‘travão’ às rendas, que em 2023 terão um aumento limitado a 2%, está a acelerar os despejos. De um lado, os proprietários opõem-se à renovação de contratos; do outro, os inquilinos não conseguem renegociar as rendas pelos valores pedidos. De acordo com o Expresso, que cita a base de dados Confidencial Imobiliário, as rendas cresceram 10% nos novos contratos no terceiro trimestre. Só em Lisboa haverá “800 famílias em risco de despejo”, alerta Vasco Brasão, da Rés do Chão, Associação pelo Direito à Habitação.
Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)
Maior empresa privada do setor das águas está à venda por mais de 800 milhões
O fundo Antin Infrastructure Partners está a auscultar o mercado para saber de potenciais interessados em comprar a Indaqua, a maior empresa privada do setor da água em Portugal, passados mais de dois anos de a ter comprado por cerca de 625 milhões de euros. Agora, o valor em cima da mesa supera os 800 milhões de euros, sendo que, entre os potenciais compradores, destaca-se o fundo britânico Equitix, especialista em infraestruturas.
Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)
Dona da Tranquilidade entra no Banco CTT
O grupo Generali — que em Portugal detém a Tranquilidade, Açoreana e a Logo — está em negociações avançadas para adquirir uma participação de 10% do Banco CTT e, simultaneamente, para um acordo comercial com a instituição financeira para a distribuição de seguros. A operação, que deverá ser comunicada em breve, estará ainda dependente da ‘luz verde’ das entidades reguladoras.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
“Há duas grandes ameaças de variantes da Covid-19 que se aproximam”
Filipe Froes, médico especialista em doenças respiratórias, e Patrícia Akester, cientista na área do Direito, dizem, em entrevista ao Diário de Notícias, que há duas grandes ameaças de variantes de Covid-19 que se aproximam, nomeadamente a BQ1.1 e a XBB. “Há maior capacidade de transmissão” e vamos ter uma “pandemia tripla” em que “gripe, Covid e vírus sincicial respiratório” se vão juntar, avisa o médico.
Leia a entrevista completa no Diário de Notícias (acesso livre)
Norte de Portugal vai partilhar ambulâncias e hospitais com a Galiza
O Instituto Nacional de Emergência Médica de Portugal (INEM) e a congénere galega Axega assinam esta sexta-feira na cimeira ibérica um protocolo para a criação do 112 transfronteiriço, um projeto-piloto para assistência médica de urgência entre a Galiza e a região norte de Portugal que terá início logo após a assinatura. Desta forma, a resposta a episódios de urgência e socorro nas regiões da fronteira portuguesa com a Galiza vai deixar de ser feita apenas pelos meios de Portugal.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: travão nas rendas, Indaqua e Banco CTT
{{ noCommentsLabel }}