TAP “lamenta” pré-aviso de greve e continuará a procurar um acordo

A companhia aérea "lamenta" a convocação da greve e vai continuar a negociar com os tripulantes. Sindicato volta a reunir a 6 de dezembro, dois dias antes da paralisação.

A TAP “lamenta” o pré-aviso de greve para 8 e 9 de dezembro aprovado pelo principal sindicato que representa os tripulantes de cabine, mas continua disponível para negociar o novo acordo de empresa. “A TAP lamenta a decisão e continuará a trabalhar com os tripulantes de cabina numa solução de novo Acordo de Empresa para a classe que seja digna para ambas as partes e respeite também o esforço que todos os portugueses investiram na companhia”, reagiu fonte oficial da transportadora aérea, numa declaração enviada à comunicação social.

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) aprovou na quinta-feira um pré-aviso de greve na TAP para os dias 8 e 9 de dezembro. A assembleia geral contou com a participação de 572 associados e 363 associados representados por procurações (num total de 935), tendo a paralisação sido aprovada por uma maioria de 553 votos a favor. Houve ainda 92 votos contra e sete abstenções.

Na assembleia geral foi ainda aprovada, por unanimidade, uma censura à gestão da companhia aérea, “reprovando o modo por que essa gerência tem vindo a deteriorar as condições de trabalho dos Tripulantes de cabine, rejeitando também a postura da empresa em protelar a implementação de medidas que poderiam atenuar aquele agravamento em manifesto desprezo pelos interesses da nossa classe e da própria TAP”.

Os associados do SNPVAC aprovaram também (932 votos a favor) a decisão da direção do sindicato de recusar liminarmente a proposta de novo Acordo de Empresa apresentado pela TAP, “subscrevendo a determinação de recorrer ao atual Acordo de Empresa substancialmente melhorado, como ponto de partida e base para qualquer negociação futura”.

No dia 6 de dezembro, antes ainda da greve, será realizada uma segunda sessão da assembleia-geral, para avaliar a evolução e o impacto das negociações entre o SNPVAC e a TAP. Nesse dia ficara claro se a paralisação avança ou não.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TAP “lamenta” pré-aviso de greve e continuará a procurar um acordo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião