Ministro britânico renuncia ao cargo após acusações de bullying

É o primeiro ministro a deixar o Governo britânico após a tomada de posse de Rishi Sunak. Em causa estão acusações de bullying.

O ministro britânico Gavin Williamson, sem pasta atribuída, renunciou esta terça-feira ao cargo, naquela que é a primeira baixa no governo de Rishi Sunak. Numa carta publicada no Twitter, Williamson explica que em causa estão acusações de bullying, depois de terem sido divulgadas mensagens entre este e a responsável do comité de disciplina do Partido Conservador.

“Como sabem, há um processo de queixa aberto sobre mensagens que enviei a uma colega. Estou a cumprir com esse processo e já pedi desculpas ao destinatário por essas mensagens”, começou por escrever Gavin Williamson, referindo que, “desde aí, houve outras alegações” sobre a sua “conduta passada”. “Refuto essas alegações, mas reconheço que as mesmas se estão a tornar uma distração para o bom trabalho” do Governo.

Assim, continua, decidiu “afastar-se” para poder “limpar” o seu nome “de qualquer irregularidade”. “É com muita tristeza que peço a demissão, mas quero aproveitar esta oportunidade para oferecer o meu total apoio”.

Na semana passada foram divulgadas mensagens em que Williamson repreendeu a responsável do comité de disciplina do Partido Conservador, Wendy Morton, por esta não ter conseguido que este fosse convidado para o funeral da rainha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministro britânico renuncia ao cargo após acusações de bullying

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião