Binance desiste de fusão com a FTX. Criptomoedas afundam mais de 10%

Plataforma de criptomoedas desistiu do negócio com a FTX após uma revisão da estrutura e das contas da empresa.

A Binance desistiu do acordo que tinha para uma fusão com a FTX. Em comunicado enviado esta quarta-feira, um dia depois de ter sido anunciado o acordo entre ambas, a empresa dá um passo atrás neste negócio, justificando com fundos “mal administrados” e “investigações”.

“Como resultado da due diligence corporativa, bem como das últimas notícias sobre fundos de clientes mal administrados e supostas investigações de agências dos Estados Unidos, decidimos não continuar com a potencial aquisição da FTX.com“, refere a Binance, primeiro em comunicado e depois na rede social Twitter.

“No início, a nossa esperança era poder oferecer suporte aos clientes da FTX para lhes dar liquidez, mas os problemas estão além do nosso controlo ou capacidade de ajudar“, continua a empresa de Changpeng Zhao, referindo que “sempre que um grande player falha, os consumidores sofrerão”.

“Nos últimos anos, o ecossistema de criptomoedas tem vindo a tornar-se mais resiliente e acreditamos que, com o tempo, os valores discrepantes que abusam dos fundos dos utilizadores serão eliminados pelo mercado livre. À medida que as estruturas regulatórias são desenvolvidas e a indústria continua a evoluir em direção a uma maior descentralização, o ecossistema vai fortalecer-se”, lê-se.

Esta terça-feira, o CEO da Binance, Changpeng Zhao, anunciou no Twitter que tinha chegado a um acordo não vinculativo com a FTX, de Sam Bankman-Fried, para a compra dos negócios fora dos Estados Unidos, resgatando, assim, a empresa de uma crise de liquidez. No início do ano, diz a CNBC, a FTX foi avaliada em 32 mil milhões de dólares por investidores privados.

Na sequência deste recuo por parte da Binance, as criptomoedas estão a afundar. A Bitcoin está a cair 11,4% para 16.093,7 dólares, enquanto o Ethereum recua 12,34% para 1.150,40 dólares. A Cardano recua 10,16% para 0,3308 dólares e a Dogecoin desvaloriza 10,2% para 0,078679 dólares.

(Notícia atualizada às 21h10 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Binance desiste de fusão com a FTX. Criptomoedas afundam mais de 10%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião