Em 2020, IRS reduziu desigualdades em 12%

  • ECO
  • 10 Novembro 2022

O IRS terá reduzido as desigualdades de rendimento entre contribuintes, incluindo os pensionistas, em 12% em 2020, concluiu um estudo do GPEARI do Ministério das Finanças.

O IRS terá reduzido as desigualdades de rendimento entre contribuintes, incluindo os pensionistas, em 12% em 2020, concluiu o Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério das Finanças, avança o Jornal de Negócios.

O estudo utilizou microdados administrativos anonimizados relativos às notas de liquidação de IRS de 2020, ao abrigo de uma parceria com o Fisco, o que permitiu perceber os efeitos redistributivos e taxas efetivas deste imposto. Olhando para as fatias do rendimento total dos portugueses, antes e depois do pagamento de IRS, o estudo concluiu que os 50% que menos recebem são os que mais ganham com o imposto.

Segundo o Ministério das Finanças, o imposto é redistribuído dos que pagam mais IRS para os que pagam menos, dado que a fatia dos 10% mais ricos diminui 4,5 pontos percentuais e a fatia dos 50% mais pobres aumenta três pontos percentuais. “A redistribuição é maior se os mais ricos pagarem relativamente mais”, afirma Alexandre Mergulhão, responsável por este estudo, em declarações ao Negócios.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Em 2020, IRS reduziu desigualdades em 12%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião