Novobanco tem IPO na mira. Concorrência sem interesse no banco

“Queremos ter os destinos nas nossas mãos. Se é um IPO ou outra situação, não sei”, afirmou o administrador do Novobanco Luís Ribeiro. Os outros bancos ouviram, mas estão focados em si próprios.

O próximo capítulo do Novobanco deverá passar pela bolsa, já admitiu o CEO, Mark Bourke. O administrador Luís Ribeiro sublinhou que o banco quer “ter os destinos nas suas mãos”. “Se é um IPO ou outra situação, não sei”, referiu na Money Conference, organizada pelo Diário de Notícias, Dinheiro Vivo e TSF.

Na mesma conferência estavam responsáveis do BCP, BPI e Santander, que ouviram as declarações de Luís Ribeiro, mas disseram que os bancos que gerem estão focados em desenvolver o negócio que já têm.

“A preocupação é fazer do BCP um banco mais eficiente no serviço aos portugueses”, disse Miguel Maya. Mesmo com uma noiva [o Novobanco] “engalanada”? “Eu já sou casado”, respondeu o líder do BCP, soltando risos da plateia.

“Estamos focados em nós próprios”, acrescentou depois o presidente do BPI, João Pedro Oliveira e Costa.

No Santander, o foco é o mesmo. “Não está no nosso horizonte [comprar o Novobanco]. Estamos completamente focados no desenvolvimento em Portugal”, afirmou o administrador Miguel Belo.

O administrador do Novobanco disse que não sabia se o futuro do Novobanco é um IPO ou não, mas argumentou depois que o mercado português já tem um elevado grau de concentração para observar movimentos de consolidação.

Luís Ribeiro enfatizou ainda que “a situação da pandemia e guerra veio mostrar a importância de ter bancos portugueses”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novobanco tem IPO na mira. Concorrência sem interesse no banco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião