Mais de 10 mil contratos sem termo celebrados ao abrigo do Compromisso Emprego Mais Sustentável

  • Lusa
  • 11 Novembro 2022

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social adiantou que a taxa de cobertura das políticas ativas de emprego em 2022 está em 26,1%, o que compara com uma taxa de 20% em 2015.

A ministra do Trabalho disse esta sexta-feira que 17.500 pessoas candidataram-se ao Compromisso Emprego Mais Sustentável, tendo sido celebrados mais de 10.000 contratos sem termo ao abrigo da medida e pagos 40,4 milhões de euros.

O balanço da medida, lançada em março, foi avançado pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, durante uma audição na Comissão de Orçamento e Finanças no âmbito da discussão na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2023.

Segundo disse, até agora verificaram-se 17.500 candidaturas e “mais de 10.000 contratos celebrados” ao abrigo do Compromisso Emprego Mais Sustentável e foram pagos 40,4 milhões de euros. Do total de contratos, 45% foram celebrados com jovens até aos 35 anos de idade, disse Ana Mendes Godinho.

A medida Compromisso Emprego Sustentável consiste num apoio financeiro a empresas que contratem sem termo desempregados inscritos nos centros de emprego. As candidaturas arrancaram em 15 de março e decorrem até final do ano, segundo os prazos indicados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Quanto aos Estágios Ativar.pt, registaram-se 66.000 estágios aprovados até agora e 9.000 conversões em contratos sem termo, tendo sido pagos 204 milhões de euros, segundo um documento do ministério que acompanha a audição de Ana Mendes Godinho.

Ainda de acordo com a ministra, a taxa de cobertura das políticas ativas de emprego era de 26,1% em 2022, face a 20% em 2015.

No balanço sobre o mercado de trabalho na intervenção inicial da audição, a ministra referiu ainda os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados na quinta-feira, realçando que “refletem um número recorde de empregados em Portugal“, com 4,9 milhões de pessoas empregadas. “Temos mais 50 mil pessoas empregadas face a 2021”, destacou Ana Mendes Godinho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de 10 mil contratos sem termo celebrados ao abrigo do Compromisso Emprego Mais Sustentável

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião