Moedas avança com isenção de IMT para jovens em Lisboa

  • ECO
  • 11 Novembro 2022

Se for aprovado, jovens ficam isentos do imposto na compra de casas até 250 mil euros em 2023 em Lisboa. A medida pode custar 4,5 milhões de euros à autarquia.

Os jovens até 35 anos que comprem casas num valor máximo de 250 mil euros em Lisboa vão ter isenção de IMT (Imposto Municipal sobre Transmissões), avança o Expresso. A medida, prometida por Carlos Moedas durante a sua campanha eleitoral para as autárquicas no ano passado, vai ser incluída no orçamento da cidade para 2023. Se for aprovada, entra em vigor a partir do próximo 1 de janeiro, sendo que esta isenção pode custar 4,5 milhões de euros à autarquia.

A proposta será apresentada no início da próxima semana, altura em que o Executivo camarário planeia tornar públicas as contas para 2023. As casas até 250 mil euros representam cerca de 45% das compras feitas por pessoas com menos de 35 anos em Lisboa. Com esta medida, os compradores deverão poupar, em média, cerca de 3,3% do valor de compra de uma casa, o que pode ir até um máximo a rondar os 3.800 euros.

Para a medida da coligação PSD/CDS ser aprovada, basta uma abstenção dos socialistas, visto que os partidos à esquerda destes não defendem uma redução do imposto. Após várias acusações de “bloqueios à governação”, dificilmente o PS quererá ficar com o ónus de um eventual chumbo, tendo sido assim que a devolução de parte do IRS aos munícipes de Lisboa recebeu “luz verde”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moedas avança com isenção de IMT para jovens em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião