Alemanha nacionaliza antiga Gazprom Germania para evitar insolvência

Depois da Uniper, o governo de Sholz avança com a nacionalização da SEFE, antiga Gazprom Germania. Alemanha vai assumir participação total da energética e conceder um empréstimo de 13 mil milhões.

Depois da nacionalização da Uniper, o governo alemão vai nacionalizar a importadora de gás SEFE (Securing Energy for Europe), a antiga Gazprom Germania, numa tentativa de proteger a gigante do risco de insolvência.

De acordo com a notícia avançada esta segunda-feira pelo ministro da Economia Robert Habeck, o governo alemão vai assumir uma participação total da energética e conceder um empréstimo de 13 mil milhões de dólares. Segundo o governante, a medida foi necessária perante o sobre-endividamento da SEFE e a ameaça de insolvência que, juntos, colocavam “em risco a segurança de abastecimento na Alemanha”, cita a Bloomberg as declarações do governante.

A decisão surge depois de no sábado passado, 12 de outubro, a Comissão Europeia ter aprovado uma ajuda de 225,6 milhões de euros destinada à SEFE para salvaguardar a segurança energética do país.

Este é o segundo resgate da Alemanha num espaço de dois meses. Em setembro, o governo confirmou a nacionalização da Uniper, a maior importadora de gás do país, e injetou oito mil milhões de euros para estabilizar a operação isto numa altura, em que a estatal russa Gazprom deixara de enviar gás para a Alemanha e, como resultado, os preços no mercado subiram. Foi considerado o maior resgate financeiro da história do país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha nacionaliza antiga Gazprom Germania para evitar insolvência

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião