BRANDS' ECO Transição energética: APREN quer passar dos planos à ação

  • BRANDS' ECO
  • 14 Novembro 2022

A Associação Portuguesa de Energias Renováveis realiza, em novembro, o Portugal Renewable Energy Summit 2022. O evento junta os maiores especialistas da área e diz respeito a todos nós

Muito se tem falado sobre a saúde do planeta e da importância das energias renováveis na sua recuperação. Governos e organizações criam planos e estratégias mas, por vezes, a passagem à prática fica comprometida pelas realidades institucionais. É justamente o que a Associação portuguesa das Energias Renováveis, APREN, procura contornar no que toca à transição energética. Há que passar dos planos à ação. E este é justamente o tema principal do próximo Portugal Renewable Energy Summit 2022, que a APREN realiza, dias 16 e 17 de novembro, no Grande Auditório da Culturgest, em Lisboa.

Debate e compromisso

Para debater os temas mais importantes da transição energética este evento — que a APREN realiza anualmente há mais de uma década — junta em Lisboa os maiores especialistas nacionais e internacionais na área das renováveis. Até ao momento, mais de 4 dezenas de personalidades já confirmaram a sua presença, incluindo o ministro português da Economia e do Mar, António Costa e Silva.

Em intervenções e painéis, o conhecimento e as propostas destes oradores e/ou moderadores vão trazer luz às questões mais pertinentes do setor, procurando tornar mais viáveis as soluções que façam da transição energética uma realidade em Portugal e no mundo.

Oradores são players de relevo

Para a participação neste Summit, a APREN escolheu personalidades de importância inquestionável no setor das renováveis cujo contributo neste evento poderá dar um novo ritmo à transição energética. Assim, estarão envolvidos nos trabalhos do PRES 2022, que visa “Passar dos Planos à Ação”, mais de 40 quadros de empresas públicas e privadas da Europa, incluindo representantes da Comissão Europeia, como Kerstin
Jorna, Diretora-Geral da CE para o Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME ou Nicolás González Casares, Eurodeputado e membro da Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia (ITRE) do Parlamento Europeu. O Ministro português da Economia e do Mar, António Costa, abrirá os trabalhos do segundo dia e Carlos Galamba, Secretário de Estado do Ambiente e da Energia de Portugal encerrará os
trabalhos. Algusn omes ainda não estão confirmados, mas pode saber mais sobre os participantes do PRES 2022 neste link.

Um programa intenso

Segundo o programa apresentado pela APREN, o Portugal Renewable Energy Summit 2022 (PRES2022) serão dois dias de intenso trabalho, durante os quais serão apresentados e debatidos os temas mais relevantes da área, sendo os seguintes no primeiro dia:

. Plano REPowerWU, criado pela Comissão Europeia, como resposta às perturbações no mercado global de energia devidas à invasão da Ucrânica pela Rússia.
. Desenho do Mercado Europeu de Eletricidade
. Modelo Europeu de Contenção dos Preços da Eletricidade
. Hidrogénio Verde Ibérico — oportunidades e ameaças

Ministro abre segundo dia

Os trabalhos do segundo e último dia do PRES 2022 serão abertos pelo ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva. A cerimónia de encerramento do evento ficará a cargo de João Galamba, Secretário de Estado do Ambiente e da Energia, que apresentará as conclusões do congresso.

Os temas apresentados e debatidos neste dia serão:

. As Renováveis Oceânicas
. Capacidade e acesso à rede
. Licenciamento de Projectos Renováveis, apresentado e debatido nos módulos
1) Revisão do “simplex ambiental” e
2) Guia de licenciamento de projectos renováveis onshore.
. Comunidades de Energia e Autoconsumo Individual e Coletivo
. As Tecnologias Centrais para o Cumprimetno das Metas de Descarbonização
. A Matriz Energética Portuguesa na Próxima Década

Identificar obstáculos

Desta forma, durante os dois dias em que decorrerá o PRES2022, o tema central, “Transição Energética: dos planos à ação” será aprofundado a nível europeu, ibérico e local. A APREN espera que, a partir das conclusões deste congresso, possam ser identificados os obstáculos que a transição energética enfrenta e a efetividade desta mudança — cada vez mais urgente e necessária — se torne realidade. Fique atento a este acontecimento e, para mais informações, consulte o site da APREN.

Prémio APREN reúne conhecimento

No primeiro dia do Portugal Renewable Energy Summit 2022 a APREN vai revelar o vencedor do Prémio APREN deste ano.
Através deste galardão, a APREN distingue as melhores dissertações académicas de mestrado e doutoramento no âmbito da temática da eletricidade de origem renovável. Estimula, assim, o interesse pelo tema entre os estudantes universitários e, ao mesmo tempo, poderá estar a construir o futuro com mais consistência ao reunir o conhecimento produzido nas universidades. As teses candidatas foram avaliadas por um júri convidado composto pelos Professores Teresa Ponce de Leão (presidente do Júri), Edgar Fernandes e Jorge Maia Alves.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Transição energética: APREN quer passar dos planos à ação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião