Allianz extingue sociedade gestora e passa a gerir pensões internamente

  • ECO Seguros
  • 15 Novembro 2022

Para ganhar eficiência e evitar burocracias a seguradora alemã quer dissolver a sua gestora de fundos e administrar diretamente ativos de pensões de 19 milhões de euros. Processo está na ASF.

A Allianz Portugal vai passar a gerir diretamente os ativos da Allianz – SGFP, a gestora de fundos de pensões com 35 anos de existência, em que a seguradora alemã detêm quase 90% do capital, tendo como associados minoritários a Têxtil Manuel Gonçalves, a Auto-Sueco, a Unibetão e a Têxteis Moura & Mattos.

A decisão, que ainda espera luz verde por parte da ASF, entidade supervisora do setor, vai ser confirmada em assembleia geral da Allianz – SGFP a realizar dentro de um mês. A intenção do Grupo Allianz é a dissolução e liquidação imediata da gestora de pensões português no propósito de simplificar as suas estruturas nos diferentes países, pelo que em Portugal se entendeu que “seria mais eficiente internalizar o negócio na Allianz Portugal, evitando as burocracias institucionais de manter uma outra empresa”, diz fonte da seguradora.

Neste momento, já todos os ativos da SGFP passaram para a gestão da Companhia de Seguros Allianz Portugal, tratando-se de 4 Fundos de Pensões fechados e um Fundo de Pensões Aberto que no final de 2021 detinham ativos no valor de cerca de 19 milhões de euros.

As 18 sociedades gestoras de fundos de pensões em Portugal eram responsáveis pela gestão de cerca de 83% dos 24 milhões de euros de ativos de pensões existentes no final de 2021, sendo o restante gerido por seguradoras. A Allianz – SGFP detinha apenas 0,1% desse mercado, liderado pela Ageas Pensões com 27,6% do mercado e pela CGD Pensões com 18,6% de quota.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Allianz extingue sociedade gestora e passa a gerir pensões internamente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião