Câmara de Caminha manipulou site para ajudar Miguel Alves

  • ECO
  • 15 Novembro 2022

Confrontado com provas de que o documento foi adulterado, Rui Lages recuou e reconheceu que tinham sido feitas “alterações”, mas remeteu a responsabilidade para Miguel Alves.

Parte de um documento que prova ter sido o gabinete de Miguel Alves a difundir um currículo com informações falsas de Ricardo Moutinho, empresário com o qual o agora ex-secretário de Estado havia negociado o projeto do Centro de Exposições Transfronteiriço (CET), desapareceu do site institucional do município de Caminha, noticia esta terça-feira o Público (acesso condicionado).

Questionado sobre o assunto, Rui Lages — que sucedeu a Miguel Alves na presidência da autarquia — respondeu que “não foi feita qualquer alteração no texto em causa” e mostrou-se disponível para uma auditoria ao site. Porém, confrontado na segunda-feira com provas de que o documento foi adulterado, Rui Lages recuou e reconheceu que tinham sido feitas “alterações”, mas remeteu para Miguel Alves a responsabilidade das mesmas.

No currículo, Ricardo Moutinho diz ter sido “controller na Unilever Jerónimo Martins”, “analista na Vodafone Ventures, em Londres”, “diretor de investimentos na Goldman Sachs, em Londres”, mas também “assessor do ministro de Estado e das Finanças, no decurso do XXI Governo Constitucional”, que era então Mário Centeno, e “consultor da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC)”. Estas duas referências o Público já confirmou serem falsas. Tal como é o facto de o empresário ser apresentado no documento como PhD (doutoramento), uma formação que não possui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Câmara de Caminha manipulou site para ajudar Miguel Alves

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião