Mota-Engil ganha contratos de 1,65 mil milhões no México e na Colômbia

Construtora portuguesa vai construir novas linhas de metro na cidade mexicana de Guadalajara e na cidade colombiana de Medellín. Os dois contratos valem 1,65 mil milhões de euros.

A Mota-Engil assinou contrato para construir novas linhas de metropolitano na América Latina. A construtora portuguesa vai arrecadar um total de 1,65 mil milhões de euros ao longo dos próximos anos com os dois negócios, segundo comunicado divulgado nesta quarta-feira junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O contrato mais volumoso é uma Parceria Público-Privada para a construção da Linha 4 do Metro de Guadalajara, no México. Ao longo de 38 anos, a Mota-Engil irá receber um total de 1,2 mil milhões de euros em pagamentos. O projeto vai servir, na fase inicial, 117 mil passageiros por dia entre Guadalajara e Tlajomulco de Zúñiga, na parte sul da área metropolitana desta cidade mexicana.

“O contrato mexicano de ferrovia em regime de PPP inclui o projeto, a construção, o material rolante e o financiamento do sistema de metropolitano elétrico de transporte coletivo urbano da Linha 4 do Metro de Guadalajara com uma extensão aproximada de 21 km e oito estações. Após o período de construção, o consórcio será o responsável único pela operação do sistema de cobrança de tarifas. Os pagamentos de disponibilidade encontram-se indexados à inflação e não apresentam risco de procura”, assim refere o comunicado.

Na Colômbia, a Mota-Engil vai receber 450 milhões de euros para construir uma linha de metro para a parte oeste da cidade de Medllín, com 13 quilómetros de extensão, 17 estações e capacidade para 179.400 passageiros por dia. A construtora portuguesa também vai fornecer as locomotivas para o “Metro de la 80”.

“A adjudicação destes dois projetos reflete a estratégia vencedora da Mota-Engil em consolidar a sua presença como um dos principais players no setor ferroviário na América Latina. Com a atribuição destes projetos, a Mota-Engil irá desenvolver três importantes projetos de mobilidade urbana (incluindo a linha 4, 5 e 6 do metro ligeiro de Monterrey) em três das 50 principais cidades da América Latina”, salienta a construtora.

A empresa diz que estes contratos vão ajudar a empresa a “manter a sua carteira de encomendas em níveis recorde suportando o crescimento do volume de negócios, que deverá superar os 30% com a consequente consolidação dos principais indicadores financeiros do grupo”. Em meados de outubro, o presidente executivo da Mota-Engil, Gonçalo Moura Martins, tinha anunciado que a carteira de encomendas “vai atingir valores históricos, que poderão rondar os 13 mil milhões e 14 mil milhões de euros”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mota-Engil ganha contratos de 1,65 mil milhões no México e na Colômbia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião