Administrador de insolvência da FTX arrasa gestão de Sam Bankman-Fried

John J. Ray III, designado administrador de insolvência da FTX, e que geriu a insolvência da Enron em 2001, diz que nunca viu uma falha tão grande de governação como a que encontrou na corretora.

O homem designado para administrar a insolvência da FTX, conhecido por também ter comandado o processo de insolvência da Enron, diz que nunca se deparou com “uma falha tão grande” de governação como a que viu na corretora de criptomoedas falida este mês.

Num documento submetido ao abrigo da insolvência da FTX, John J. Ray III alega que a situação que encontrou na FTX é ainda pior do que a da Enron. A Enron era uma empresa de energia norte-americana que colapsou em 2001 num escândalo de fraude contabilística, cujo processo também foi comandado por este administrador.

“Desde a integridade de sistemas comprometida à supervisão regulatória deficiente no exterior, à concentração e controlo nas mãos de um grupo muito pequeno de indivíduos inexperientes, não sofisticados e potencialmente comprometidos, a situação não tem precedentes”, escreveu o responsável, citado pelo The New York Times.

John J. Ray III vai ainda mais longe e fala em “práticas de gestão inaceitáveis” e “falta de governação independente” entre a FTX e a Alameda, esta última detida por Sam Bankman-Fried, que também geria a corretora. “O Grupo FTX não mantinha livros e registos apropriados, ou controlos de segurança, em respeito aos seus ativos digitais”, afirma o administrador de insolvência.

Na semana passada, a FTX declarou falência depois de a perda de confiança dos clientes ter provocado uma corrida aos levantamentos e atirado a empresa para a insolvência. O caso afundou o mercado das criptomoedas, com a bitcoin a regressar a preços que não eram vistos desde 2020. A gestão de Sam Bankman-Fried está agora a ser passada a pente fino pelas autoridades.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Administrador de insolvência da FTX arrasa gestão de Sam Bankman-Fried

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião