Ex-CEO da FTX lamenta ter avançado com pedido de falência

  • Joana Abrantes Gomes
  • 17 Novembro 2022

Sam Bankman-Fried diz que o seu maior erro foi avançar com o pedido de falência da corretora de criptomoedas que fundou. "Se não o tivesse feito, os levantamentos estariam a abrir dentro de um mês".

O fundador e agora ex-CEO da corretora de criptomoedas FTX, Sam Bankman-Fried, que colapsou na semana passada após uma corrida aos levantamentos ter provocado graves problemas de liquidez à companhia, diz agora que lamenta a sua decisão de avançar com um pedido de falência, deixando críticas aos reguladores numa entrevista publicada pelo site de notícias norte-americano Vox.

Na entrevista, que decorreu por mensagens privadas através do Twitter, Bankman-Fried disse que os responsáveis pelo processo de falência da FTX ao abrigo do “Chapter 11” — enquadramento legal que permite à corretora continuar a operar enquanto procura chegar a um acordo para reembolsar os credores — estavam “a tentar queimar tudo”.

O jovem fundador da empresa disse que tinha duas semanas para angariar oito mil milhões de dólares e salvar a empresa. “Isso é basicamente tudo o que importa (angariar o dinheiro) para o resto da minha vida“, sublinhou.

O seu maior erro, confessou, foi mesmo o pedido feito ao abrigo do “Chapter 11”, considerando que, “se não o tivesse feito, os levantamentos estariam a abrir dentro de um mês, com o total dos clientes“. São os reguladores que “tornam tudo pior”, pois “não protegem de todo os clientes”, acrescentou.

Depois de o Vox ter publicado a entrevista, Sam Bankman-Fried disse que parte do que tinha dito tinha sido “irrefletido ou excessivamente forte” e que estava a desabafar sobre algo que não se destinava a ser público.

É *realmente* difícil ser um regulador. Eles têm um trabalho impossível: regular indústrias inteiras que crescem mais rapidamente do que o seu mandato lhes permite“, escreveu ainda no Twitter.

Desde que a empresa pediu falência na semana passada e Bankman-Fried se demitiu da liderança, foram nomeados cinco novos diretores independentes em cada uma das suas principais filiais, incluindo o Fundo Alameda. Os cinco novos diretores e o recém-nomeado CEO John J. Ray estão a trabalhar para ‘navegar’ através do processo de falência.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-CEO da FTX lamenta ter avançado com pedido de falência

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião