Marcelo pediu autorização ao Parlamento para se deslocar ao Qatar

"Pedi por escrito à Assembleia que manifestasse a sua autorização à minha deslocação", disse o Chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa pediu autorização ao Parlamento para se deslocar ao Qatar, confirmou o Presidente da República esta sexta-feira, em declarações aos jornalistas.

O Chefe de Estado justificou as polémicas declarações que fez esta quinta-feira sobre os direitos humanos naquele país, afirmando que existem “vários fatores importantes” que justificam esta deslocação, onde Portugal vai competir para o Mundial.

“O Presidente [da República] só pode sair em visita oficial com autorização da Assembleia da República. Pedi por escrito à Assembleia que manifestasse a sua autorização à minha deslocação“, disse Marcelo Rebelo de Sousa, à margem do 33.º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo.

Nesse pedido, detalhou, explicou que, “tradicionalmente”, Portugal tem-se deslocado aos países onde acontecem os jogos do Mundial e ainda que tem prevista uma deslocação ao Egito para se encontrar com o Presidente. “Há vários fatores importantes“, notou.

Marcelo disse ainda que a sua ideia era, “primeiro, em território português”, dizer o que pensa sobre a situação de direitos humanos no Qatar e depois, lá, “dizer o que pensa”. “É isso que tenho feito nos países com os quais não temos relação diplomática”, notou.

Sobre as declarações desta quinta-feira — quando afirmou: “O Qatar não respeita os direitos humanos. Mas, enfim, esqueçamos isto” –, Marcelo justificou: “Ontem, tomei iniciativa de falar dos direitos humanos, em termos de liberdade das pessoas”, mas diferencia “outro [ponto] mais específico”, que são “os direitos humanos dos trabalhadores na construção do estádio”. “É uma situação dramática”, disse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo pediu autorização ao Parlamento para se deslocar ao Qatar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião