Gasolina e gasóleo vão descer oito cêntimos na próxima semana

Para a semana, os combustíveis voltam a descer. E de forma mais significativa. Deverá passar a pagar 1,717 euros por litro de gasóleo simples e 1,705 euros por litro de gasolina simples 95.

Os preços dos combustíveis vão voltar a descer na próxima semana, e de forma mais significativa. Quer abasteça o carro com gasolina ou com gasóleo, terá uma surpresa agradável já que, segundo avançou fonte do mercado ao ECO, ambos vão registar uma descida de oito cêntimos por litro.

Assim, deverá passar a pagar 1,717 euros por litro de gasóleo simples e 1,705 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas esta segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), e que já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras.

No entanto, os preços ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento. E ainda podem sofrer ajustamentos para ter em conta o fecho das cotações do brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial, mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras.

Estes valores já têm em conta a nova revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento do preço dos combustíveis, que são atualizadas no início de cada mês. Assim, durante o mês de novembro o litro de gasóleo vai baixar 3,8 cêntimos e da gasolina 1,4 cêntimos pela via fiscal.

Esta sexta-feira, refira-se, os preços do brent, que serve de referência para o mercado europeu, seguem a cair 0,57%, para 89,27 dólares por barril. O brent está a caminho de uma desvalorização semanal de mais de 6%, que poderá acentuar-se consoante o desempenho desta sexta-feira.

A negociação do petróleo esta semana foi pressionada pela preocupação com o enfraquecimento da procura na China — há relatos de que o país está a tentar desacelerar as importações de petróleo de alguns exportadores e o número de casos de Covid-19 voltou a aumentar — e com novos aumentos das taxas de juros pela Reserva Federal dos EUA.

Evolução do preço do Brent em Londres

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Gasolina e gasóleo vão descer oito cêntimos na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião