Volkswagen testa investidores para IPO da unidade de baterias elétricas

  • ECO
  • 18 Novembro 2022

Embora não esteja pressionada para angariar fundos adicionais para a eletrificação, após receitas com a listagem da Porsche, o grupo germânico testa como poderia ser avaliada a PowerCo no mercado.

A Volkswagen está em negociações para tentar atrair investidores para a sua unidade de baterias (PowerCo) antes de uma possível oferta pública inicial (IPO) parcial, com o objetivo de avaliar como é que a subsidiária poderia ser avaliada numa possível iniciativa de abertura de capital.

A notícia é adiantada pela Reuters esta sexta-feira, citando ainda uma outra fonte próxima da empresa a salvaguardar, no entanto, que a construtora automóvel alemã não está pressionada para angariar fundos adicionais para o processo de eletrificação depois das receitas que obteve com o bem-sucedido IPO da Porsche.

Foi o anterior CEO da companhia, Herbert Diess, que em maio de 2021 admitiu que a venda em bolsa seria uma forma de financiar os ambiciosos planos de expansão do negócio de baterias elétricas, avaliado em 20 mil milhões de euros. A gestão da produção e da investigação está a cargo da PowerCo, desde a mineração até à reciclagem, passando pelos sistemas de armazenamento de energia.

Esta novidade surge um dia depois de rumores de que o atual CEO da Volkswagen, Oliver Blume, estará a reavaliar o plano de construir uma nova fábrica para montar carros elétricos Trinity – aprovada em março, iria custar perto de 2.000 milhões de euros e avançar a construção na primavera de 2023 –, ou continuar a usar a fábrica do grupo em Wolfsburgo. Os analistas citados pela Reuters temem que essa decisão possa atrasar os planos de eletrificação do grupo germânico.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Volkswagen testa investidores para IPO da unidade de baterias elétricas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião