Relatório da Administração Interna deteta falhas de segurança com “riscos muito elevados” no SIRESP

  • ECO
  • 18 Novembro 2022

Relatório confidencial da secretaria-geral do Ministério da Administração Interna (MAI) concluído no início do ano passado aponta diversas falhas de segurança graves na rede SIRESP.

Um relatório da secretaria-geral do Ministério da Administração Interna, feito no início de 2021, encontrou falhas de segurança com “riscos muito elevados” no SIRESP, a rede de comunicações de emergência do Estado. Entre elas estão vulnerabilidades que podem permitir a técnicos de comunicação (principalmente da Altice, que assegura a operação do sistema) ter acesso e ouvir conversas confidenciais sem serem detetados, ou o facto de “entidades externas” terem como saber, em tempo real, “onde estão os terminais e para onde se deslocam”.

O teor do relatório foi noticiado esta sexta-feira pelo Público (acesso condicionado). Algumas das falhas descritas no documento podem “colocar em risco a segurança de pessoas e bens”, é referido. Em resposta ao jornal, a empresa pública responsável pelo SIRESP fala em “imprecisão” em certos dados do relatório, mas informa que “o mesmo foi analisado” e “foram desenvolvidas medidas destinadas a reforçar a segurança da rede”. Além disso, o SIRESP indica que o concurso público internacional em curso para a escolha de novos parceiros para a manutenção do SIRESP preveem “várias medidas para reforço da segurança, capacidade, cobertura e futura alteração de tecnologia”.

Também esta sexta-feira, o Público revela que as três principais empresas de telecomunicações em Portugal, Meo, Nos e Vodafone, estão na corrida para prestar os serviços de manutenção do SIRESP. A fase de qualificação do concurso público terminou na terça-feira com 13 candidaturas e está marcado “para breve” o início do processo de análise das mesmas. O concurso público deveria ser concluído ainda este ano, com tempo suficiente para permitir o início dos contratos no começo de 2023, mas, segundo o jornal, tal não será possível, pelo que estarão em curso negociações com os atuais parceiros para prolongar, uma vez mais, os contratos atuais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Relatório da Administração Interna deteta falhas de segurança com “riscos muito elevados” no SIRESP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião