Distribuição prepara-se para contestar taxa sobre lucros extra nos tribunais

  • ECO
  • 23 Novembro 2022

"A iniciativa legislativa está a ser analisada em todos os ângulos, podendo levantar-se questões de constitucionalidade e de fiscalidade", refere diretor-geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier.

A associação que representa as empresas de distribuição (APED) prepara-se para contestar nos tribunais a taxa sobre os lucros extraordinários anunciada pelo Governo. O diretor-geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier, adianta que há uma forte união entre os associados para “se ir até ao fim na contestação da medida”, que as empresas consideram, “no mínimo, duvidosa, populista e enganadora”.

O mesmo responsável acrescenta que “a iniciativa legislativa está a ser analisada em todos os ângulos, podendo levantar-se questões de constitucionalidade, de fiscalidade e de outra ordem”, segundo declarações citadas pelo Público (acesso pago).

Na véspera, vários fiscalistas tinham alertado para as dúvidas geradas por este novo tributo. Como a lei será aprovada já no final do ano, mas aplicar-se-á aos lucros obtidos pelas empresas em 2022 “poderá discutir-se se há um efeito retroativo e, mais, de violação da confiança”, admite Renato Carreira, da Deloitte, em respostas divulgadas na terça-feira pelo Jornal de Negócios (acesso pago).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Distribuição prepara-se para contestar taxa sobre lucros extra nos tribunais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião