Seguros desportivos poderão chegar aos 600 mil milhões até 2025

  • ECO Seguros
  • 27 Novembro 2022

A expansão global da indústria dos desportos profissionais, com a variedade das suas necessidades de seguros, resultou no crescimento exponencial do negócio dos seguros desportivos nos últimos anos.

A agência de notação de crédito canadiana DBRS Morningstar prevê que o setor dos seguros desportivos continue a expandir-se e que alcance os 600 mil milhões de dólares em receitas até 2025. Como indicador, a agência aponta, em comunicado, que a Lloyd’s subscreve mais de 150 milhões de libras em prémios apenas para apólices de seguros de acidentes e de saúde relacionados com desporto.

Numa nota de imprensa, os analistas da agência global de notação de crédito destacaram a importância e a necessidade dos seguros desportivos e indicam que “a prática de qualquer desporto cria riscos e apenas alguns desses riscos podem ser cobertos por apólices de seguro convencionais”.

Os analistas afirmam: “As necessidades de seguros de jogadores e de equipas profissionais são altamente sofisticadas e requerem coberturas especializadas. São fornecidas, em geral, pela Lloyd’s of London, bem como por um número limitado de companhias de seguros de propriedade e de acidentes”. E explicam: “Os atletas profissionais estão, na sua maioria, expostos a riscos de responsabilidade civil e de acidentes, que podem ser transferidos para o mercado de seguros. Os recintos desportivos, ligas profissionais, organizadores de eventos e clubes estão expostos a riscos adicionais, incluindo danos físicos a infraestruturas e equipamento, responsabilidade geral, responsabilidade de diretores e oficiais, interrupção de negócios, e cancelamento de eventos“.

O seguro de invalidez e acidente é uma ferramenta chave de gestão de risco para atletas profissionais e equipas que podem enfrentar consideráveis perdas de rendimento em caso de lesões.

A DBRS Morningstar defende que as equipas profissionais podem obter um seguro de invalidez para jogadores importantes. Terceiros, tais como grandes patrocinadores, devem adquirir seguro de invalidez para certos atletas, dado o seu interesse segurável, enquanto os jogadores podem obter um seguro de invalidez adicional para se protegerem contra lesões no final de carreira.

O seguro de interrupção de negócios é outra proteção, sugerida pela agência, para eventos desportivos profissionais. O seguro de cancelamento de eventos, que se insere nesta categoria, protege o segurado contra a perda de rendimentos que uma empresa sofre em resultado de um perigo coberto que desencadeia uma suspensão da sua atividade.

A agência de classificação acrescentou: “A DBRS Morningstar espera que os seguros de interrupção de negócios e cancelamento de eventos atraiam um interesse crescente das organizações desportivas profissionais, dada a recente pandemia e a sua grande exposição financeira a um número concentrado de recintos”.

Em relação ao Campeonato do Mundo, a agência de classificação concluiu: “a DBRS Morningstar observa que a estimativa da Lloyd’s do valor segurável de um jogador, utilizada para a previsão do Campeonato do Mundo, não está necessariamente ligada ao valor segurado do jogador em particular, mas é apenas uma estimativa do seu rendimento potencial até à reforma, com base no salário atual, e no potencial de crescimento dos ganhos e no rendimento de endosso. Segundo a Lloyd’s, este é um bom indicador do desempenho dos jogadores e das equipas nacionais no Campeonato do Mundo”.

A Lloyd’s desenvolveu modelos detalhados para calcular os valores seguráveis das equipas que integram os mais recentes Campeonatos do Mundo e foi capazes de prever com sucesso o resultado dos dois últimos Campeonatos do Mundo da FIFA. A sua previsão para o Qatar 2022 destaca a Inglaterra como vencedora do torneio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seguros desportivos poderão chegar aos 600 mil milhões até 2025

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião