Incentivos nas USF vão ter referência a 2019 por causa da pandemia

Medida já tinha sido aplicada no ano de 2020. Impacto da pandemia justifica utilização da atividade de 2019 como referência para os incentivos, caso esta seja superior a 2021.

Os incentivos aos profissionais nas unidades de saúde familiar (USF) modelo B do ano passado vão usar como referência a atividade de 2019, se for superior à de 2021, determina o Ministério da Saúde num despacho publicado esta segunda-feira. A medida, que já tinha sido aplicada para o ano de 2020, tem em conta o impacto da pandemia na atividade assistencial.

“No ano de 2021, ainda que de forma mitigada, a situação epidemiológica e a necessidade de continuar a dar resposta a doentes Covid-19 refletiram-se, também, no desenvolvimento das atividades específicas”, reconhece o Governo, isto apesar de vários profissionais de saúde terem conseguido melhorar o desempenho.

Desta forma, “os critérios de justiça, equidade e proporcionalidade continuam a justificar que se acautele que o valor da compensação associada ao desenvolvimento das atividades específicas do ano de 2021, para pagamento no ano de 2022, seja, excecionalmente, calculado por referência à atividade realizada no ano de 2019, salvo se, em 2021, a atividade realizada tenha sido superior“, determina o Ministério.

É de recordar que o pagamento dos incentivos levantou polémica recentemente, depois de terem surgido notícias que davam conta de dívidas aos enfermeiros e secretários clínicos das USF do Norte de 2,5 milhões de euros. Entretanto, o ministro assegurou o atraso no pagamento nestas USF “não se repetirá” e vai ficar resolvido “até ao final do ano”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Incentivos nas USF vão ter referência a 2019 por causa da pandemia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião