Há 176 centros de saúde com horários alargados. Saiba quais

Há 176 centros de saúde a funcionar com horários de atendimento alargado (no caso dos dias úteis) ou horários complementares (no caso dos fins-de-semana e feriados). Veja quais.

Há 176 centros de saúde a funcionar com horários de atendimento alargado (no caso dos dias úteis) ou horários complementares (no caso dos fins de semana e feriados), anunciou o Ministério da Saúde, este sábado. Objetivo é reforçar a capacidade para o habitual “pico” de procura no outono/inverno e reduzir “a procura dos serviços de urgência em situações não emergentes”.

Os respetivos locais com horário de funcionamento alargado ou complementar podem ser consultados na área dedicada ao Plano de Inverno no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que pode consultar aqui. Para aceder clique em “Medidas prioritárias”, posteriormente em “Medidas para o Cidadão/Comunidade” e depois na Administração Regional de Saúde abrangida pelo respetivo centro de saúde.

“Esta atualização será feita regularmente, para permitir um melhor conhecimento e colaboração de todos os utentes e suas famílias no uso adequado dos serviços de saúde”, acrescenta a tutela liderada por Manuel Pizarro, em comunicado.

Esta medida consta do “Plano Estratégico do Ministério da Saúde para a Resposta Sazonal em Saúde – inverno 2022-2023”, apresentado esta semana e tem como objetivo reduzir a pressão sobre as urgências hospitalares, numa altura em que os vírus respiratórios estão a ‘entupir’ as urgências e os tempos de espera aumentam.

Nesse sentido, o Ministério da Saúde reforça ainda a “importância de ligar em primeiro lugar” para a linha SNS 24 para “uma triagem e encaminhamento adequado de cada situação, para uma resposta mais célere e também para o melhor planeamento da atividade do SNS”.

Ao mesmo tempo, está ainda em curso a operacionalização da “Via Verde ACeS” nos serviços de urgência, tendo em vista permitir que os utentes triados como não urgentes – ou seja, pulseira branca, azul ou verde – sejam encaminhados dos hospitais para os centros de saúde, com data e hora previamente definidas, sendo atendidos, no máximo, em 24 horas. Este protocolo foi já assinado com 24 agrupamentos de centro de saúde.

Além disso, passará ainda a ser divulgado, a partir da próxima semana, um relatório semanal de acompanhamento da Resposta Sazonal em Saúde e o relatório dedicado apenas à Covid vai deixar de ser publicado.

(Notícia atualizada pela última vez às 10h41)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há 176 centros de saúde com horários alargados. Saiba quais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião