Cavaco considera que “legalização da eutanásia não respeita o espírito da Constituição”

  • ECO
  • 29 Novembro 2022

O ex-Presidente reitera que o foco na despenalização desta prática é “mais um sinal da deterioração da qualidade da democracia” nacional.

Cavaco Silva critica o processo de legalização da eutanásia, nomeadamente apontando o dedo à “prioridade” dos deputados. O antigo Presidente da República defende que “a legalização da eutanásia não respeita o espírito da Constituição”, em declarações à Rádio Renascença (acesso livre).

Para Cavaco Silva, o diploma, cuja votação na especialidade irá ocorrer na quarta-feira na comissão de assuntos constitucionais, liberdades e garantias, é inconstitucional. O ex-Presidente reitera também que o foco na despenalização desta prática é “mais um sinal da deterioração da qualidade da democracia” nacional.

“Num país como Portugal, com um dos piores riscos de pobreza e exclusão social da União Europeia e sem uma rede de cuidados paliativos a que os doentes de famílias mais desfavorecidas possam ter acesso, num Portugal em que se acentua o empobrecimento em relação aos outros países, a prioridade dos deputados é a legalização da prática da eutanásia, autorizar um médico a matar outra pessoa”, atira Cavaco Silva.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cavaco considera que “legalização da eutanásia não respeita o espírito da Constituição”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião