Preço dos sapatos à saída da fábrica subiu 5% no último anopremium

Com preço médio de 25,34 euros, indústria do calçado não está a conseguir cobrar aos clientes o disparo dos custos de produção, receando perda de rentabilidade. Setor apresenta novo plano estratégico.

À saída das fábricas portuguesas, o preço médio de um par de sapatos era de 25,34 euros em setembro, o indicador mais recente, isto é, “apenas” 4,94% mais caro face ao valor oficial registado um ano antes.Um crescimento que “não reflete ainda os aumentos expressivos” que os industriais tiveram em praticamente todas as matérias-primas e noutros custos, dos transportes às remunerações, e que está a preocupar os representantes do setor, que desconfiam que “as empresas estão a ser mais prudentes [na subida dos preços] do que aquilo que eventualmente seria necessário”. Em declarações ao ECO, o porta-voz da Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS) aconselha asempresas a estarem atentas às flutuações dos diversos custos,

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.