Ex-presidente chinês Jiang Zemin morre aos 96 anos

  • ECO
  • 30 Novembro 2022

Ex-Presidente chinês Jiang Zemin, que liderou a China após os protestos pró-democracia de Tiananmen, em 1989, até ao início da década de 2000, morreu esta quarta-feira aos 96 anos.

O ex-Presidente chinês Jiang Zemin, que liderou a China após os protestos pró-democracia de Tiananmen, em 1989, até ao início da década de 2000, morreu esta quarta-feira, aos 96 anos, informou a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua.

Em declarações, o Partido Comunista Chinês avançou que o antigo dirigente morreu vítima de leucemia e da falência de múltiplos órgãos. “A morte do camarada Jiang Zemin é uma perda incalculável para o nosso Partido e para os nossos militares e o nosso povo de todos os grupos étnicos”, lia-se no comunicado citado pela agência Reuters.

O político ascendeu ao poder um dia depois de tanques do exército terem posto fim ao movimento da Praça Tiananmen, na noite de 3 para 4 de junho de 1989, e acompanhou a transformação do país mais populoso do mundo numa potência mundial.

 

Foi durante a presidência de Zemin – descrito pelo partido como um líder prestigioso, um grande marxista, estadista, estratega e diplomata militar – que os territórios de Hong Kong e Macau foram devolvidos à China, pelo Reino Unido (em 1997) e Portugal (em 1999), respetivamente. Jiang Zemin foi também responsável por aproximar a China dos Estados Unidos da América e pela entrada do país na Organização Mundial do Comércio, em 2001.

Em 2003, Zemin foi substituído no cargo por Hu Jintao, que dez anos depois passou o poder a Xi Jinping, atual líder chinês. A morte do ex-Presidente registou-se na mesma altura em que o país vive um clima de tensão, já que atravessa uma vaga de protestos e manifestações por parte da população, que se opõe às restrições a propósito da Covid-19.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ex-presidente chinês Jiang Zemin morre aos 96 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião