Montenegro critica aumento do ISP. “Medida injusta”

  • Lusa
  • 4 Dezembro 2022

O Governo aumentou o ISP, o que impediu a descida dos combustíveis a partir desta semana.

O presidente do PSD, Luís Montenegro, criticou o aumento do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), considerando que esta é uma “medida injusta” e que tem tido um “duplo efeito fiscal”. À saída de uma missa pelo 42.º aniversário da morte de Francisco Sá Carneiro, Adelino Amaro da Costa e acompanhantes na queda do avião em que seguiam, Luís Montenegro foi questionado pelos jornalistas sobre a decisão tomada pelo Governo na sexta-feira de reduzir o desconto no ISP este mês devido à queda dos preços.

Desde que se iniciou esta espiral de aumento do preço dos combustíveis que relembrámos que o Governo do PS uma das primeiras medidas que tomou quando iniciou funções há sete anos foi aumentar o ISP”, criticou em declarações proferidas à saída da Basílica da Estrela.

Para o líder do PSD, esta é “uma medida injusta, uma medida que atinge todos por igual, uma medida que atinge não só o cidadão comum como a própria dinâmica empresarial da economia”. “Ao longo do último ano, o que tem acontecido é que os sucessivos aumentos do ISP têm um duplo efeito fiscal: é esse imposto que sobe e é o IVA que sobe sobre o preço que inclui esse imposto”, referiu.

O PSD, de acordo com o seu líder, teve “ocasião muitas vezes de instar o Governo a tomar medidas no sentido de diminuir o ISP” e de “propor a diminuição do IVA dos combustíveis como da energia”.

“Infelizmente o caminho do Governo tem sido sempre este e tal como dizia há pouco, Francisco Sá Carneiro, quando definiu a matriz social-democrata do PSD tinha como grande finalidade que o Estado servisse os cidadãos e que o Estado desse aos cidadãos mais do que lhes pede. Ora, é exatamente o contrário do que faz hoje o PS”, comparou.

Na análise de Montenegro, o PS “tira aos cidadãos a maior parte da riqueza que eles criam, tira às empresas a maior parte da riqueza que elas criam e oferece em contrapartida o abandono pelos serviços públicos essenciais, como hoje infelizmente os portugueses sentem na saúde, na educação, no acesso à cultura, ao desporto”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Montenegro critica aumento do ISP. “Medida injusta”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião