Centeno vê pico da inflação no horizonte, ainda este ano

  • ECO
  • 5 Dezembro 2022

O governador do Banco de Portugal assume "algum ânimo" ao ver as últimas estimativas da inflação em Portugal e na Zona Euro. Pico da inflação pode ser superado neste trimestre.

O governador do Banco de Portugal vê “com algum ânimo” as mais recentes estimativas da taxa de inflação, que apontam para uma desaceleração da subida dos preços em Portugal e na Zona Euro em novembro. Mário Centeno acredita “que se possa estar a atingir o pico da inflação neste quarto trimestre”.

Para o ex-ministro das Finanças, os choques “exógenos” relacionados com a guerra na Ucrânia, a crise energética ou a política anti-Covid na China são “situações que se mantêm mas não se agravaram”. “E essa dimensão é importante. Ou seja, não há choques novos a aparecer”, afirma, numa entrevista à Rádio Renascença, onde também admite “algum receio” e “cautelas na leitura dos números” por parte do Banco Central Europeu (BCE).

Com o BCE a preparar a reunião de política monetária de 15 de dezembro, Mário Centeno defende que é possível uma subida das taxas de juro inferior às mais recentes, na ordem dos 50 pontos base, para continuar a “transmitir” uma mensagem a “todos” os mercados, dos financeiros ao mercado laboral.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno vê pico da inflação no horizonte, ainda este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião