BRANDS' ECO Agrimútuo e Caja Rural Del Sur assinam convénio de cooperação

  • BRANDS' ECO
  • 6 Dezembro 2022

O convénio firmado representa um momento histórico que possibilita a criação de sinergias entre as cooperativas agrícolas ibéricas.

A cerimónia que assinalou a assinatura deste protocolo de cooperação realizou-se em Mafra, no passado dia 28 de novembro de 2022, entre a Agrimútuo – Federação Nacional das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo – e a Caja Rural del Sur – instituição cooperativa de crédito andaluza a operar sobretudo na área agroindustrial.

O convénio visa promover a discussão sobre os modelos cooperativos e tipos de organização, bem como sobre o Controle Interno e Governance Bancário e Cooperativo. Visa ainda promover a expansão do sistema cooperativo e fortalecê-lo, quer através do desenvolvimento de projetos comuns de natureza económica e sociocultural, quer pela prestação de serviços que se revelem ser do interesse comum dos seus associados e clientes. Pretende-se ainda potenciar e aprofundar o cooperativismo no setor agrícola em geral e o reforço do espírito de solidariedade através de várias ações e iniciativas.

Estes objetivos traduzem-se, nomeadamente, na partilha e contratação de financiamentos e operações de crédito sindicados, em ações de marketing concertadas que agregam o ideal cooperativo destas instituições, na participação em organizações cooperativas internacionais e na constituição de uma plataforma informática que permita que os associados e clientes acedam a informações úteis e necessárias para trocas comerciais ibéricas.

Como Presidente da Agrimútuo, Manuela Nina Jorge considerou tratar-se de “um momento histórico em que os valores éticos, de solidariedade e de cooperação se sobrepõem à nacionalidade.” Adicionou que “o país só tem a ganhar com a diversidade e a pluralidade de alternativas e soluções” sendo que as sinergias que serão criadas irão “potenciar a nossa mais-valia e a defender a nossa identidade no contexto da UE, nomeadamente face ao cooperativismo, à defesa do Mundo Rural, assim como aos ativos ainda por valorizar como os créditos de carbono e a sustentabilidade.”

José Luís García-Palacios, Presidente da Caja Rural del Sur, afirmou que “é um orgulho e uma honra ter esta oportunidade de conciliar os interesses de duas instituições cooperativas, com o intuito de gerar riqueza no sistema agroalimentar.” Destacou ainda que “desde sempre que olhamos para Portugal como um aliado, pelo que consideramos que hoje é um dia histórico para o cooperativismo de crédito de ambos os países. Portugal e Espanha somam uma enorme mais-valia para o sector e não tenho dúvidas de que, em conjunto, as nossas instituições poderão chegar muito mais longe”.

Ainda durante a cerimónia, Hélder Sousa Silva, Presidente da Câmara Municipal de Mafra, salientou “estou certo de que é um convénio com futuro, que contribuirá para o desenvolvimento dos agentes económicos através de uma prestação de serviços de proximidade, bem como para a dinamização da economia em geral”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Agrimútuo e Caja Rural Del Sur assinam convénio de cooperação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião