Portugal apurado para os “quartos” após goleada à Suíça. Marrocos é o próximo adversário

  • Joana Abrantes Gomes
  • 6 Dezembro 2022

Golos de Gonçalo Ramos (3), Pepe (1), Raphael Guerreiro (1) e Rafael Leão (1) deram à seleção portuguesa um lugar nos quartos de final do campeonato mundial de futebol, em que vai defrontar Marrocos.

A seleção portuguesa garantiu, na noite desta quinta-feira, a última vaga para os quartos-de-final do Mundial do Qatar. No estádio Lusail, o mesmo onde carimbou a passagem aos oitavos, a “equipa das quinas” goleou a Suíça por 6-1, com Gonçalo Ramos – que entrou no 11 inicial para o lugar de Cristiano Ronaldo – em grande destaque ao fazer um hat-trick.

É a terceira vez que Portugal está entre as oito melhores seleções do mundo, feito que apenas tinha alcançado em 1966 e 2006. Pela frente terá agora Marrocos, que esta tarde eliminou Espanha nas grandes penalidades (3-0, após 0-0 nos 120 minutos), num jogo marcado para o próximo sábado às 15 horas (em Lisboa) no estádio Al Thumama, em Doha.

Gonçalo Ramos deu início a uma noite de glória aos 17 minutos, com a bola a entrar no ângulo superior esquerdo da baliza do guarda-redes da seleção helvética. O relógio marcava 33 minutos quando surgiu o 2-0 de um cabeceamento de Pepe, na sequência de um pontapé de canto. O defesa central, que tem 39 anos, entrou na história ao tornar-se no jogador mais velho a marcar em fases a eliminar de um Mundial.

Os restantes golos apareceram na segunda parte. O avançado do Benfica marcou o 3-0 à passagem do minuto 51, e Raphael Guerreiro também se estreou a marcar na prova quatro minutos depois.

Gonçalo Ramos celebra o seu terceiro golo, que fazia o 5-1 para Portugal

Aos 58 minutos apareceu a resposta da Suíça, por Manuel Akanji, mas, logo a seguir, Gonçalo Ramos marcou o terceiro golo da conta pessoal aos 67 minutos, tornando-se o primeiro jogador a fazer um hat-trick neste Mundial e o segundo jogador mais jovem de sempre a fazer três golos num jogo na história da competição.

Já com Ronaldo em campo, o resultado ficou fechado no período de descontos, com um golo de Rafael Leão aos 90+2.

(Notícia atualizada às 21h43)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal apurado para os “quartos” após goleada à Suíça. Marrocos é o próximo adversário

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião