Turquia quer que Finlândia acabe com embargo de armas para ingressar na NATO

  • Lusa
  • 6 Dezembro 2022

Ancara aguarda que o governo finlandês acabe com o embargo de armas turcas que tem em vigor. “Esperamos que tal declaração seja feita”, indica o governo turco.

A Turquia quer que a Finlândia declare publicamente que está a suspender o embargo de armas a Ancara para obter a sua aprovação de Ancara para aderir à NATO, disse esta terça-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros turco.

Mevlut Cavusoglu fez estas declarações aos jornalistas antes da visita do ministro da Defesa da Finlândia, Antti Kaikkonen, que discutirá a candidatura do seu país à Aliança Atlântica com seu homólogo turco, Hulusi Akar, na quinta-feira.

A visita do ministro da Defesa finlandês à Turquia é importante porque ainda não ouvimos uma declaração da Finlândia a dizer que suspenderam o embargo de armas contra nós”, afirmou Cavusoglu. “Esperamos que tal declaração seja feita”, acrescentou.

A Suécia e a Finlândia abandonaram as suas políticas de longa data de não-alinhamento militar e solicitaram adesão à NATO depois de as forças russas invadirem a Ucrânia em fevereiro, com preocupações de que a Rússia pudesse atacar os dois países em seguida.

Mas a Turquia, membro da NATO, tem colocado obstáculos às propostas da Suécia e da Finlândia para ingressar na Aliança, acusando os dois países nórdicos de ignorar as ameaças à Turquia dos militantes curdos e outros grupos que considera terroristas, pressionando-os a reprimir esses grupos.

Ancara também tem pressionado os dois países para suspender a proibição, de facto, da venda de armas para a Turquia. A Suécia anunciou em setembro que estava a remover um embargo de armas que havia imposto a Ancara em 2019, após a operação militar da Turquia contra uma milícia curda na Síria.

Os Parlamentos da Turquia e da Hungria ainda não ratificaram os seus pedidos de ingresso na NATO. Os outros 28 Estados membros da Aliança Atlântica já o fizeram.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turquia quer que Finlândia acabe com embargo de armas para ingressar na NATO

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião